TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE AUTONOMIA

A questão da autonomia diária, seja em viagens curtas ou longas, surge na escolha de um veículo elétrico.

 

A autonomia dos nossos veículos é dada de acordo com o ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedures). Este valor homologado pode variar dependendo de vários fatores: descubra as informações que o ajudarão a entender melhor e beneficiar da experiência da condução elétrica.

CONDUÇÃO E OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM A AUTONOMIA
A VELOCIDADE

A 130 km/h, a autonomia de um veículo 100% elétrico é reduzido para metade em comparação com a autonomia homologada em WLTP.


Os super-carregadores estão disponíveis ao longo das auto-estradas, para permitir que recupere rapidamente a autonomia durante uma pausa para café ou almoço: até 80% em 30 minutos (dependendo dos veículos, super-carregadores de 100kW).

 
A TEMPERATURA

As condições climatéricas e as suas consequências: a necessidade de aquecer o habitáculo e arrefecer, tem impacto na vida da bateria.

Use o pré-condicionamento térmico quando o veículo estiver a carregar, isto para começar a conduzir na temperatura certa e otimizar a autonomia.

 
O ESTILO DE CONDUÇÃO

O seu estilo de condução tem um grande impacto na autonomia do seu veículo.

Dê preferência a uma viagem tranquila e assim otimizá-la.

 
A CARGA TRANSPORTADA
Conduzir com acessórios no tejadilho ou com uma carga pesada afetará o consumo de energia do seu veículo. 
SIMULE A AUTONOMIA DO SEU VEÍCULO
pode avaliar a autonomia dos veículos elétricos ou híbridos plug-in Citroën com base na velocidade, estilo de condução e temperatura. Por exemplo, simule a autonomia do Novo Citroën ë-C4 Electric.

ADOPTE UMA ECO CONDUÇÃO

CONDUZIR COM TOTAL FLUIDEZ

Ao adotar um estilo de condução flexível, evita o consumo excessivo de energia. Antecipe a travagem e a desaceleração e limite os solavancos. Em vias rápidas, adapte a sua velocidade ao máximo, pois altas velocidades reduzem rapidamente a autonomia do seu veículo.

PRE-CONDICIONE SEU VEÍCULO

Aproveite os tempos de carregamento para pré-condicionar seu veículo sem afetar o seu nível de carregamento. Desta forma, limita o consumo de energia dos sistemas de ar condicionado ou aquecimento durante a condução.

UTILIZE O MODO BRAKE

Utilize, sempre que puder, o travão do motor em vez do pedal de travão, Isso permitirá que o seu veículo elétrico ou híbrido carregue a bateria durante a travagem e a desaceleração. 

MONITORIZE OS PNEUS

Para além da sua segurança, é fundamental garantir que os pneus do seu veículo estejam em boas condições e bem calibrados para otimizar o consumo de energia.

DESCUBRA A GAMA ELÉTRICA CITROËN