Redirecionamento em SEGUNDOS
Herobanner_CL.19.006.008_1250X400

Ami One Concept, uma nova visão de mobilidade urbana

BORN CITROËN*

Desde 1919, a História da Citroën foi sempre o reflexo da sua época, com veículos "anticonformistas" e revolucionários que se tornaram icónicos. No Salão de Genebra 2019, a Marca revela a sua visão de mobilidade urbana e decide torná-la acessível a todos.

O Citroën Ami One Concept, é a visão de liberdade urbana "By Citroën": #LibertyElectriCityMobility! Associa todos os benefícios de um 100% elétrico a um design audacioso, colorido e muito fácil de utilizar, tudo isto de forma prática e confortável. Acessível e sem necessidade de carta de condução, responde a todos os tipos de utilização (a pedido), desde "carsharing" (partilha de veículo) até ao aluguer ou locação.

Assim, como também poderia ter acontecido na época do 2 CV, o Ami One Concept defende a liberdade de movimento para todos e trás consigo todo o potencial de um ícone urbano e popular.

* Origem Citroën

 

 

Unique1_CL.18.051.004_747X400

O Ami One Concept beneficia de uma silhueta cúbica e de dimensões ultracompactas (2,50m de comprimento; 1,50m de largura e 1,50m de altura), conferindo desta forma uma aparência robusta, ágil e manobrabilidade record. Concebido para o meio urbano, faz-se acompanhar de proteções nos 4 cantos da carroçaria. Os Airbump®, elementos marcadores de estilo, integram apontamentos em tom "Out Of the Blue".

Unique2_CL.18.051.007_747X400

Moderno, o Ami One Concept adota uma dianteira expressiva e sublime através de uma elegante assinatura luminosa em Y que relembra a que encontramos no concept CXperience. Graças à sua estrutura "flutuante", os indicadores de mudança de direção / DRL conferem um toque de requinte. A sua cor "Orange Mécanique" assim como o seu logo 2D colocado ao centro da superfície preta torna a sua imagem mais dinâmica.

O Ami One Concept propõe um design sóbrio, com peças simétricas: portas idênticas em ambos os lados com mecanismos de funcionamento inversos (portas do lado do condutor com mecanismo de abertura inverso) ou elementos que se repetem na dianteira e na traseira, zona inferior do para-choques, "spoilers" e zona inferior da carroçaria.

Apresenta-se também com faróis traseiros reversíveis direita/esquerda, enquanto que as 4 peças formam os retrovisores e puxadores das portas, levando a um jogo de montagem e combinações potenciando várias soluções.

Outro fator marcante é a sua configuração descapotável. A capota, em lona cinzenta antracite com abertura manual, desliza desdobrando-se apenas com um gesto.

 

BORN FREE*

O Ami One Concept oferece liberdade de utilização. Destinando-se a um tipo de cliente urbano que pode ou não ter carta de condução. É assim, acessível a todos desde os 16 anos de idade (14 anos em França).
A Citroën imaginou o Ami One Concept como uma alternativa aos transportes coletivos e outros meios de transporte individuais (2 rodas).

* Livre de origem

SansPermis_CL.18.19.006.013
100Electric_CL.19.006.009_1500X500

O Ami One Concept propõe um modo de condução 100% elétrico, de forma a respeitar o meio ambiente e reduzir os custos de utilização. Atinge uma velocidade próxima dos 45km/h sem emissões de CO2. Dispõe de uma autonomia de 100km, o que lhe permite realizar inúmeras deslocações urbanas. Ligado a um posto de carga público ou uma Wall Box, o Ami One Concept pode ser recarregado facilmente através do seu cabo elétrico em apenas 2 horas.

Modelo silencioso, proporciona conforto não só para os passageiros no seu interior, como para todos no ambiente exterior através de uma assinatura sonora própria. Desde a regulamentação europeia de 01/01/2019, todos os veículos elétricos devem emitir um som artificial para alertar os peões que estejam nas imediações.

BORN CLEVER*

100% conectado, o Ami One Concept coloca o smartphone no centro da sua interface com o utilizador. O acesso a bordo é realizado através de um smartphone: as funções de trancar e destrancar são asseguradas através da leitura de um código QR que se encontra na base de alumínio dos puxadores das portas. Assim que o smartphone se encontre na zona dedicada, a comunicação entre o Ami One Concept e o condutor pode ter inicio.  A animação escolhida na aplicação é projetada no campo de visão do condutor através de um Head-Up Display, surgindo numa forma de "bolha". O condutor pode aceder ao seu espaço pessoal e a uma gama de serviços. O Ami One Concept interage com o condutor através de 2 botões localizados no volante: um comando vocal para chamar a Assistência e um menu com as aplicações.

Do lado direito do "Drive POD", um bloco cilíndrico contém o comando para colocar o motor em funcionamento e o seletor da caixa de velocidades automática.

* Inteligente de origem

Digital_CL.19.006.012_747X400

O Ami One Concept é um veículo conectado que vai ainda mais além, propondo novos modos de consumo. A aplicação dedicada propõe várias forma de partilha de veículo ou de aluguer, tudo isto através de um portal de serviços associados (carregamento da bateria, procura de estacionamento...). Responde desta forma a todas as necessidades de deslocação que os clientes possam ter, incluindo os vários tipos de utilização (ocasional ou regular).
A aplicação permite dispor do Ami One Concept, ajustando a qualquer momento a duração/período de utilização sem compromissos e com tudo incluído.

Personalizável para ir ao encontro das necessidades de mobilidade de cada um, as ofertas de partilha ou de aluguer podem desta forma, responder a um aluguer de 5 minutos ou 5 horas (via Free2Move), 5 dias (Citroën Rent&Smile), 5 meses (curta duração), ou então transformar-se numa oferta de locação por 5 anos (longa duração).

 

Pratique1_CL.18.051.012_747X400

No habitáculo, o espaço a bordo e a funcionalidade são valorizados. O banco do condutor (deslizante para regulação) e o banco do passageiro (fixo) estão colocadas de forma assimétrica, oferecendo desta forma mais espaço e mobilidade aos ocupantes. Os espaços de arrumação encontram-se distribuídos de forma engenhosa sendo explorados todos os cantos.

Pratique2_CL.19.051.010_747X400

Do lado do passageiro, o Ami One Concept propõe uma zona de arrumação que pode acomodar uma mala de cabine (avião) ou saco de mão. Com um banco do condutor rebatível, podemos aceder a uma plataforma na parte traseira onde podemos colocar as bagagens criadas por Damien Beal especialmente para o Ami One Concept.

MERCHANDISING

Os produtos derivados que foram concetualizadas para o Ami One Concept representam aquilo que este veículo promete, assim como as suas cores:
- # RUN: um blusão corta-vento desenvolvido em parceria com a marca francesa BACK TO ALASKA
- # LISTEN: uma coluna portátil Bluetooth de 5W
- # DRIVE: um porta-chaves representando a forma e o material do puxador de porta
- # PLUG: um cabo de carregamento compatível com IOS e ANDROID
- # CARE: uma capa de telemóvel em silicone desenvolvida em parceria com a marca BONE
- # CHARGE: uma miniatura solar em origami, concebida em parceria com a Sociedade Francesa LITOGAMI
- # PLAY: uma miniatura de coleção em metal à escala 1/43

 

 

Top
console.log('a555');