Skip to content
MY AMI CARGO
O engenho do Ami com uma capacidade de carga pensada para a micro-mobilidade de profissionais em modo zero emissões
05/05/2021

A família Ami está a crescer com a chegada da versão comercial, My Ami Cargo, uma solução elétrica, económica e inovadora no mercado, ultracompacta e concebida para responder às novas necessidades dos profissionais, desde a entrega de pequenas encomendas em curtas distâncias, em zonas urbanas, até às viagens internas num complexo empresarial, por exemplo.

O My Ami Cargo representa uma resposta engenhosa aos novos desafios enfrentados pelos profissionais que necessitam de transportar objetos num veículo inteligentemente concebido, funcional, elétrico e económico. Disponibiliza um volume de carga prático e modular, tirando partido de uma solução de mobilidade elétrica, ágil, segura e com um caráter único. Trata-se de um veículo que fornece uma solução concreta para as entregas de último quilómetro, em particular de pequenas encomendas, cujo número tem crescido exponencialmente nos últimos meses. O My Ami Cargo representa um enorme potencial comercial, como o demonstram os contactos iniciais estabelecidos com inúmeros parceiros.

Esta oferta complementará a gama de veículos comerciais da Citroën, em que cada versão propõe uma motorização eletrificada”, afirmou Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

 

UMA SOLUÇÃO ADAPTADA A NOVAS UTILIZAÇÕES DOS PROFISSIONAIS

As limitações associadas às deslocações urbanas, a necessidade de uma solução de zero emissões e o forte crescimento das necessidades de entrega de encomendas são fatores que levaram a Citroën a desenvolver o My Ami Cargo, versão comercial do Ami de passageiros. É a solução ideal, elétrica, ágil, prática e económica, proporcionando aos profissionais a tranquilidade necessária para a organização do seu trabalho, uma solução que, até ao momento, não existia.

No My Ami Cargo, a Citroën criou uma zona de carga modular junto ao banco do condutor, espaço que pode ser utilizado para transportar encomendas, correio, ferramentas e todo o tipo de objetos, em total segurança. O My Ami Cargo disponibiliza uma área de armazenamento funcional, combinada com os benefícios da propulsão elétrica. Oferece mais proteção do que um veículo de duas ou três rodas e é mais ágil do que um veículo comercial de segmento superior graças à sua compacidade e maneabilidade.

O My Ami Cargo responde às necessidades das atividades de entregas em zonas urbanas, área de negócio que recentemente se multiplicou com o crescimento do comércio eletrónico e das entregas de produtos alimentares ao domicílio. É, igualmente, uma solução útil para outras utilizações: empresas de serviços locais (canalizadores, eletricistas, serralheiros, cabeleireiros ao domicílio, empresas de assistência pessoal, entre outros), profissionais por conta própria, como enfermeiros, ou até mesmo administrações, associações locais e outras entidades. O My Ami Cargo destina-se, também, a complexos industriais onde alguns dos funcionários fazem múltiplas viagens entre estruturas para entregar documentos, ferramentas ou pequenos equipamentos, bem como a infraestruturas de lazer ou turismo, como um parque de campismo, em que são efetuadas, diariamente, inúmeras pequenas viagens para ajudar os clientes ou para operações de manutenção.

 

MAIS ESPAÇO EM FORMATO COMPACTO

O Ami, na sua versão para clientes particulares, é um veículo surpreendentemente espaçoso no seu interior. Esta é, igualmente, uma das características essenciais do My Ami Cargo, uma proposta engenhosamente pequena por fora, mas grande no seu interior. O My Ami Cargo mantém o look atípico do Ami que transmite uma sensação imediata de simpatia. É no interior que tudo acontece, com a área do passageiro convertida num espaço de armazenamento de 260 litros capaz de acomodar uma carga útil de 140 kg, tendo sido obtida pela substituição do banco do passageiro por uma caixa modular, protegida por 7 divisórias em polipropileno:

-           A divisória vertical separa a área destinada ao condutor da zona de carga. Está posicionada de forma a proporcionar espaço suficiente, bem como a assegurar que o utilizador está protegido da carga transportada, proporcionando, ao mesmo tempo, o melhor conforto de condução, em tudo idêntico àquele oferecido pela versão standard do Ami. O desenho seguiu a função. Assim, a forma criada na divisória dá espaço ao condutor para que este possa acionar o travão de estacionamento sem intrusões. A sua altura foi também pensada para permanecer abaixo da linha do corpo, mantendo uma visibilidade desimpedida a 360° para garantir a segurança.

-           A prateleira modular que funciona, igualmente, como cobertura, suporta um peso máximo de 40 kg e transforma o habitáculo num verdadeiro escritório móvel. Foi desenhada uma zona específica para guardar documentos em formato A4, tais como notas de entrega, livros de encomendas, bem como um tablet. Possui, igualmente, um entalhe para ajudar a segurar os objetos ali colocados, e pode, também, ser elevada na direção do condutor para lhe proporcionar um melhor acesso à área de carga a partir do exterior ou, por oposição, na direção da porta do passageiro para aceder à carga, mais facilmente, a partir do banco do condutor. A prateleira pode, ainda, ser dobrada para que se possa armazenar artigos mais altos, colocados atrás do assento.

-           O piso plano é ajustável em 2 níveis. Pode ser elevado e bloqueado verticalmente sem obstruir a zona de carga ou colocado numa posição mais baixa, criando um plano de carga horizontal com o piso da zona traseira do veículo. Esta última posição permite o transporte de objetos mais longos, com um comprimento útil de carga de 1,20 metros. São fornecidos pontos de fixação para a passagem de correias a fim de imobilizar objetos mais frágeis.

-           Um compartimento separado de armazenamento, na zona traseira, foi concebido para guardar itens em segurança, como um smartphone ou óculos de sol. Um botão permite a abertura da secção superior.

O My Ami Cargo oferece, no total, um volume útil superior a 400 litros.

Inspirado pela versão para clientes particulares, o My Ami Cargo preserva a ideia de conceção do design do Ami (acessível a partir dos 14 anos, económico, ágil e adaptado ao ambiente urbano, com ótima visibilidade e propulsão elétrica). Foi por essa razão que criámos um design inovador para o seu interior, permitindo-nos oferecer algo que é único no mercado, mantendo a simplicidade e engenho do Ami”, disse Richard Meyer, Diretor de Estratégia e Novas Mobilidades de Veículos Comerciais Stellantis.

 

 

PERSONALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS

Para transmitir a imagem das suas empresas através do My Ami Cargo, os clientes vão poder, em breve, levar a personalização exterior ao passo seguinte. As frotas com menos de 10 veículos vão poder contactar o nosso parceiro para colocar o logótipo dos seus negócios na carroçaria dos My Ami Cargo. Para frotas com mais de 10 veículos, os reparadores Citroën podem, antes da sua entrega, pintar a carroçaria na cor pretendida, aplicar o logótipo sob a forma de autocolante ou, ainda, cobri-lo, integralmente, com as cores e mensagem da empresa.

 

TODOS OS BENEFÍCIOS DO AMI AO SERVIÇO DOS PROFISSIONAIS

A Citroën está a capitalizar os pontos fortes do Ami: elétrico, económico, fácil de conduzir, ágil em cidade, recarregável através de uma simples tomada de 220V, cabo de carregamento integrado, entre outros. Além do objeto em si, todo o ecossistema Ami redesenhou a experiência para os clientes, agora totalmente digital, bem como o modo de distribuição, inédito.

 

O MY AMI CARGO HERDA TODOS OS PONTOS FORTES DO AMI

-           ELÉTRICO: a principal característica do My Ami Cargo é o facto de ser totalmente elétrico e por isso não emite CO2. Os profissionais podem assim aceder a áreas restritas nos centros das cidades enquanto desfrutam de uma condução fácil e silenciosa graças ao seu binário imediatamente disponível. A bateria de iões de lítio de 5,5 kWh pode ser recarregada numa simples tomada doméstica de 220V em apenas 3 horas, um processo tão fácil como recarregar a bateria de um smartphone. Oferece uma autonomia máxima de 75 quilómetros, um valor perfeitamente adequado às viagens curtas em ambientes urbanos e suburbanos. O motor elétrico tem 6 kW de potência e permite uma velocidade máxima de 45 km/h.

-           ÁGIL: o My Ami Cargo possui uma pequena distância ao solo para ser muito compacto e ágil. As suas pequenas dimensões resultam dos 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros de largura e 1,52 metros de altura, associadas a um surpreendente diâmetro de viragem de 7,20 metros que simplifica a sua condução em ambiente citadino, principalmente em manobras e estacionamento.

-           PROTETOR: em caso de embate, o My Ami Cargo oferece uma proteção superior à dos veículos de duas ou três rodas graças à sua estrutura tubular de aço. Além disso, permite uma mobilidade protegida dos caprichos do clima com o seu habitáculo fechado e aquecido. O My Ami Cargo conta com uma carroçaria e posição de condução de altura equivalente à dos outros veículos na estrada, favorecendo a visibilidade. As superfícies vidradas (para-brisas, janelas laterais e teto panorâmico de série) acima da linha de cintura da carroçaria proporcionam uma visibilidade a 360°, bem como um habitáculo luminoso, transmitindo uma sensação de bem-estar.

-           PERSONALIZÁVEL: derivado da versão Ami Ami, o My Ami Cargo dá ao cliente a opção de personalizar o seu veículo de acordo com os seus gostos. Está disponível uma vasta gama de acessórios, como por exemplo, redes para as portas, tapetes para o piso, compartimentos de arrumação, clip para smartphone e dongle DAT@MI para a sua conexão, elementos que tornam o My Ami Cargo ainda mais funcional. Um equipamento muito conveniente para segurar objetos quando a porta do passageiro é aberta e a rede colocada verticalmente na lateral da zona de carga.

Estes acessórios estarão disponíveis em misterauto.com, uma forma rápida e prática de encomendas e de receber itens em casa ou diretamente na morada da empresa. O website estará igualmente disponível via My Citroën. Paralelamente, eles poderão também ser encomendados diretamente nas redes certificadas Ami Citroën e Europepar Car Services.

A coleção de produtos lifestyle Ami, que inclui, por exemplo, uma coluna Bluetooth, adiciona originalidade ao habitáculo do My Ami Cargo com itens coloridos disponíveis na loja online Citroën Lifestyle: https://lifestyle.citroen.com.

 

MY AMI CARGO COM O MESMO ECOSSISTEMA DIGITAL DO AMI

De forma a adaptar-se à mudança dos hábitos de consumo e acompanhar os clientes na aquisição do Ami, a Citroën criou um site de vendas online único, um ecossistema completo cujo principal objetivo é facilitar o acesso e poupar tempo. Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, a partir de um smartphone, tablet ou computador, os profissionais poderão ficar a conhecer, configurar, encomendar e pagar o seu My Ami Cargo online, sem necessidade de se deslocarem.

Uma nova funcionalidade permite explorar o My Ami Cargo até ao mais pequeno detalhe e um vídeo em 3D mostra como a caixa de carga pode ser adaptada, descrevendo as suas características em detalhe.