Redirecionamento em SEGUNDOS
Euro6.2_1800x680

A NORMA EURO 6.2

As normas europeias "Euro" impõem os limites de poluição que os veículos não devem exceder.

Os limites são regularmente revistos e reduzidos, sendo os mais recentes definidos pela norma Euro 6.2.

Tal como as normas anteriores, o Euro 6.2 estabelece os limites de emissões para os seguintes gases poluentes: NOx (óxidos de nitrogénio), CO (monóxido de carbono), partículas finas e hidrocarbonetos não queimados. No entanto, não define limites para as emissões de CO2.

O regulamento da Euro 6.2 é aplicável desde Setembro de 2017 para novos veículos e entra em vigor para todos os tipos de veículos a partir de Setembro 2018.
A norma Euro 6.2, também denominada Euro 6.d-TEMP. Em Janeiro de 2020, será sucedida pela norma Euro 6.3, também denominada Euro 6.d ou Euro 6.d completa.

NOVAS MOTORIZAÇÕES

PARA RESPONDER À NORMA EURO 6.2

BlueHDi_625x400

A Citroën antecipa o novo regulamento: os modelos da marca estão já todos aprovados e em conformidade com a norma Euro 6.2.

Motorisations-625x400-1

Em relação às emissões NOx, os veículos do Grupo PSA equipados com motores Euro 6.2 cumprem, com 3 anos de antecedência, o coeficiente de conformidade de 1,5 (RDE) que será imposto a partir de Janeiro de 2020.

GPF_625x400

A nova geração de motores PureTech e BlueHDi dá à Citroën uma vantagem inicial em relação à próxima revisão da norma Euro 6 em 2020.

Couple2_625x400.

EM PARALELO

À ENTRADA EM VIGOR DA NORMA EURO 6.2

Dois protocolos de certificação serão obrigatórios a partir de Setembro de 2018: o Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros (WLTP) e as Emissões em Condução Real (RDE).
Acompanhando o padrão Euro 6.2, as certificações servem três propósitos distintos:
- reduzir as emissões de CO2, o gás com efeito de estufa mais responsável pelas alterações climáticas,
- permitir que os clientes possam prever o seu consumo real a partir dos dados aprovados,
- completar medições de laboratório com medições de emissões em condução real para determinados poluentes (por exemplo, NOx).

GLOSSÁRIO

Norma Euro

As normas Europeias de emissões, conhecidas como normas "Euro", são regulamentos da União Europeia que estabelecem os limites máximos de libertação de poluentes para veículos em estrada.

A norma Euro 6.2, também denominada Euro 6.d-TEMP. Em Janeiro de 2020, será sucedida pela norma Euro 6.3, também denominada Euro 6.d ou Euro 6.d completa.

 

NOx, CO2, Partículas, CO: Óxido de Nitrogénio, Dióxido de Carbono, Partículas Finas, Monóxido de Carbono

Principais emissões rejeitadas pelos motores térmicos, cujos limites são definidos pelos regulamentos Europeus.

 

WTLP : Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros

O WLTP é um novo método de medição do consumo de combustível, emissões de CO2 e outras emissões de poluentes de veículos, em condições mais realistas do que o protocolo anterior, o NEDC. O WLTP é um protocolo de certificação obrigatório que se aplica a todos os fabricantes Europeus.

Os testes estão sob a supervisão de serviços técnicos especializados e têm por base ciclos normalizados de condução (tempo, velocidade, equipamentos, temperatura, etc.).

 

RDE : Emissões em Condução Real

A certificação RDE foi criada como complemento ao WLTP. Ao contrário dos testes WLTP que ocorrem em laboratórios, as medições RDE são realizadas para uma amostra representativa de veículos, em testes de estrada que simulam condições reais. Por enquanto, a homologação RDE diz respeito apenas às emissões de NOx (Diesel) e de partículas (Diesel e Gasolina).

Top
console.log('a555');