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ELÉTRICOS PARA TODOS

CITROËN ELECTRIC FOR ALL

Mobilidade elétrica para todos "inspired by you all"

A CITROËN DEMOCRATIZA O AUTOMÓVEL HÁ MAIS DE 100 ANOS

 e está longe de acabar!

Desde 1919, a marca Citroën é um dos atores da democratização do setor automóvel. Hoje, a marca segue esse caminho na era da mobilidade elétrica, tornando-a acessível a todos. 

As suas necessidades de mobilidade estão a mudar e a tornar-se cada vez mais importante, a Citroën teve assim que colocar Watts! 

A Citroën passa a integrar veículos híbridos plug-in, assim como modelos 100% elétricos, mas também acessíveis a partir dos 16 anos, todos inspirados em SI, na forma como vive o automóvel no dia-a-dia.

 

QUAL É O SEU PERFIL ELÉTRICO?

Híbrido plug-in

Deseja conduzir um veículo 100% elétrico durante a semana e poder fugir nos fins de semana com total tranquilidade. Pode efetuar carregamentos no seu veículo com facilidade em casa, no escritório ou na via pública para usufruir diariamente do modo 100% elétrico.

100% elétrico

Está numa abordagem eco-responsável, quer experimentar uma nova experiência de condução 100% elétrica, silenciosa, serena e dinâmica, descubra a nossa gama de veículos elétricos.

Você escolhe !

OTIMIZAR A AUTONOMIA

A Citroën apresenta tudo o que precisa saber sobre a autonomia de veículos elétricos ou híbridos plug-in.

SOLUÇÕES DE CARREGAMENTO

Como carregar o seu veículo elétrico ou híbrido?

Para saber tudo sobre o carregamento diário, descubra as soluções de carregamento.

OS SERVIÇOS PARA FACILITAR SUA VIDA ELÉTRICA

Diretamente através do seu smartphone

Verifique a autonomia, programe o carregamento e o pré-condicionamento térmico do veículo, tudo a partir do conforto do seu sofá através da app My Citroën.

Planeie as suas viagens mais longas tendo em consideração a autonomia, a localização dos pontos de carregamento e outros fatores importantes via Charge My Car. *

 

* Disponível na app Free2Move

Localize os postos de carregamento compatíveis com o seu veículo em qualquer lugar da Europa via Charge My Car.*

 

* Disponível na app Free2Move

OS NOSSOS 10 COMPROMISSOS ELÉTRICOS

●  8 anos de Garantia ou 160.000 km para a bateria (3 ans ou 40.000 km para o AMI),

●  Citroën Assistance: uma condução sem preocupações 24 horas por dia, 7 dias por semana,

● Rede ë-Expert: especialistas que cuidam do seu veículo e respondem a todas as suas perguntas,

● Contratos ë-Service (recomendado): manutenções, peças e serviços incluídos,

● Soluções de Carregamento Certificadas (recomendado): uma gama completa instalada por profissionais,

●  Solução de mobilidade proposta em todas as situações,

●  Atualização de software para obter a melhor experiência de condução,

●  Carregamento do seu veículo até 80% a cada intervenção (válido para veículos 100% elétricos),

●  Cotações e marcação online: faça a sua marcação e calcule o valor aproximado para a manutenção e reparação,

●  O seu veículo limpo a cada visita.

    DÚVIDAS SOBRE ELÉTRICOS? A CITROËN RESPONDE

CUSTO

A manutenção de um veículo elétrico é mais ou menos cara do que a de um veículo térmico?

O custo de utilização de um veículo elétrico (excluindo energia) é aproximadamente 30% mais barato do que um veículo térmico (inclui extensão de garantia, manutenção periódica e peças de desgaste).

Para veículos elétricos, a manutenção é simplificada: sem substituição de filtros de óleo, embreagem, etc.

As visitas às oficinas são menos frequentes: uma vez a cada 2 anos ou 25.000 km após a revisão do 1º ano.

O nosso contrato de serviço inclui a manutenção completa do veículo, incluindo a bateria.

O seguro de um veículo elétrico é mais ou menos caro que o de um veículo térmico?

Para obter o valor concreto para o seguro de um veículo elétrico deve consultar uma seguradora ou mediadora.

Posso instalar um posto de carregamento em casa? 

Sim, é possivel instalar um posto de carregamento em sua casa, devendo para isso consultar uma empresa especializada. 

A Citroën preconiza a instalação de uma Wall Box através do instalador recomendado Eyssa-Tesis. Uma vez adquirido o equipamento de carregamento no ponto de venda, solicite a instalação junto do vendedor. Este irá transmitir os seus dados e o instalador entrará em contacto para iniciar o processo.

Posso estacionar gratuitamente em lugares públicos?

O estacionamento de um veículo elétrico é gratuito em algumas cidades e com tarifas preferenciais em outras.
AUTONOMIA

Qual a distância que posso percorrer com o meu veículo elétrico?

A questão da autonomia diária, seja em viagens curtas ou longas, surge na escolha de um veículo elétrico.

 

A Citroën oferece-lhe a resposta através de uma variada gama para ir de encontro às suas necessidades.

 

A autonomia dos nossos veículos é dada de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedures) que dá aos utilizadores uma visão mais precisa e realista dos valores de autonomia de acordo com a utilização real do veículo.

 

No ciclo WLTP

Até 55 km: SUV C5 Aircross Híbrido Plug-in e até 650 km em modo térmico

Até 75 km: Citroën AMI

Até 260 km: Citroën ë-Jumper

Até 275 km: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Electric Van

Até 330 km: Citroën ë-SpaceTourer

                       Citroën ë-Jumpy

Até 350 km: Citroën ë-C4

 

Para obter mais detalhes sobre a autonomia de um veículo específico, explore as páginas do site dedicadas ao veículo pretendido. As caracteristicas do veículo também estão disponíveis para download.

 

Também deve saber que a autonomia real do seu veículo depende de vários fatores, a saber:

● Velocidade,

● Utilização de aquecimento, ar condicionado,

● Estilo de condução,

● Carga transportada.

Que fatores têm maior impacto na autonomia de um veículo elétrico?

Existem 5 fatores principais que afetam a autonomia de um veículo elétrico:

● Velocidade: Quanto mais rápido conduzir, mais eletricidade consome. A 130km/h a autonomia é dividida por 2. Os super-carregadores estão disponíveis nos postos de abastecimento das autoestradas. Tempo para uma pausa para o café, almoço e pode recuperar até 80% de autonomia em cerca de 30 minutos.

● Temperatura:

        ø Ar condicionado/Aquecimento: Existe uma perda de autonomia de 10 a 30% dependendo do modelo.

Recomenda-se programar o aquecimento ou ar condicionado antes de conduzir, desde que esteja ligado. O pré-condicionamento térmico é possível a partir do seu smartphone através da aplicação My Citroën.

        ø Frio: Perda de autonomia de cerca de 5% quando as temperaturas exteriores são inferiores a 0°C.

● Estilo de condução: Foi observada uma perda de autonomia de aproximadamente 10% com condução desportiva.

● A carga transportada: Quanto mais o seu veículo for carregado (bagagem, carga) menor será a sua autonomia.

● Desgaste: Perda de aproximadamente 10% a 15% após 5 anos de utilização ou 75.000 km. Na Citroën, a bateria é garantida por 8 anos ou 160.000 km na primeira e é garantida para uma carga de 70% da sua capacidade.

Podemos recuperar energia enquanto conduzimos?

Para veículos elétricos e híbridos plug-in, está disponível um modo de travagem que:

● Recupera energia nas fases de desaceleração,

● Combinado com uma condução suave, pode optimizar a autonomia em 20% na cidade.

Como verifico e controlo a autonomia do meu veículo?

Num veículo elétrico, da mesma forma que num motor térmico convencional, a autonomia elétrica é verificada da seguinte forma:

 

Para um veículo 100% elétrico:

● A autonomia é exibida ao lado do velocímetro,

● A autonomia é calculada em tempo real levando em consideração os diversos fatores que podem afetá-la.

 

Para um veículo híbrido plug-in:

● O medidor exibe no mesmo ecrã a autonomia elétrica e a autonomia térmica restante,

● Uma luz azul no espelho retrovisor permite saber quando está em modo elétrico.

 

Também pode verificar, remotamente, a qualquer momento, o nível de autonomia e o estado de carga do seu veículo, gatravés da aplicação My Citroën.

CARREGAMENTO

Como e onde posso carregar o meu veículo?

Seja em casa, no escritório, em passeios perto de sua casa ou em viagens mais longas, existem muitas soluções de carregamento disponíveis.

 

Em casa, é a solução de carregamento mais utilizada: com esta solução de carregamento, aproveite a noite para recuperar toda a sua autonomia. Numa tomada ou numa Wall box, cabe-lhe escolher de acordo com os kms que percorre diariamente, as suas possibilidades de carregamento no exterior, a que melhor se adapta às suas necessidades.

A Citroën apoia-o desde a auditoria à instalação de uma solução de carregamento com o nosso parceiro Eyssa-Tesis.

No escritório: para particulares, informe-se junto da sua empresa sobre as possibilidades de carregamento no parque de estacionamento do seu local de trabalho.

 

Para os profissionais, conte com o apoio do nosso parceiro no diagnóstico e instalação de postos de carregamento de acordo com a dimensão da sua frota elétrica, das suas necessidades de autonomia, etc.

 

Também pode encontrar soluções de carregamento na rua cada vez com mais facilidade: na cidade quando sair, nos parques de estacionamento dos centros comerciais ou supermercados,... O serviço Charge My Car disponível na aplicação Free2Move permite-lhe localizar os postos de carregamento disponíveis, para guiá-lo até lá e facilitar o pagamento.

 

E na rede de postos de combustível das autoestradas poderá beneficiar de postos de carregamento rápido que lhe permitem recuperar muita autonomia muito rapidamente.

Como posso localizar um posto de carregamento?

Ao viajar, é muito fácil localizar um posto de carregamento público no seu smartphone basta aceder à aplicação Free2Move e subscrever a oferta Charge My Car .

● Localização de mais de 260.000 postos de carregamento da rede de parceiros locais compatíveis com o seu veículo 100% elétrico ou híbrido. É a maior rede de pontos de carregamento da Europa,

● Para veículos elétricos, também pode planear as suas viagens mais longas: cálculo de rota incluindo paragens em postos de carregamento.

Quanto tempo demora a carregar o meu veículo?

O tempo de carregamento depende de vários fatores como a potência da bateria, mas sobretudo o tipo de instalação escolhida.

Existem vários tipos de postos, domésticos ou públicos, com vários níveis de potência. Para saber tudo sobre as diferentes soluções de carregamento disponíveis e o tempo de carregamento, navegue na página dedicada.

Para cada veículo,  tem um simulador de tempo de carregamento disponível nas páginas dedicadas ao veículo. Utilize-o para ajudá-lo a escolher a solução que melhor responde às suas necessidades.

 

Alguns exemplos :

SUV C5 Aircross Híbrido Plug-in: 100% de carga (55 km) em 2 horas na Wall Box 7,4 kW**

AMI: 100% de carga em 3 horas numa tomada standard

ë-C4: 80% de carga em 30 min num super-carregador*

ë-SpaceTourer: 80% de carga em 30 min num super-carregador*

ë-Berlingo Electric Van: 80% de carga em 30 minutos num super-carregador*

ë-Jumpy: 80% de carga em 30 minutos num super-carregador*

ë-Jumper: 80% de carga em 1 hora num super-carregador**

 

* Tempo de carregamento num posto de 100 kW 

** Tempo de carregamento num posto de 50 kW

Existe um cabo standard de carregamento?

Os veículos elétricos e híbridos Citroën são compatíveis com o cabo standard europeu e, portanto, compatíveis com todos os postos da Europa.

Os veículos elétricos Citroën (excluindo Citroën AMI) são compatíveis de série com carregamento rápido num posto de 50 kW para ë-Jumper e 100 kW para os outros veículos da gama.

Posso carregar o meu veículo elétrico numa tomada convencional?

Pode carregar o seu veículo numa tomada doméstica standard com um cabo específico fornecido para essa utilização. Num veículo elétrico (excluindo AMI) este pode ser utilizado para um carregamento esporádico pois os tempos de carregamento são muito longos com este tipo de cabo.

 

Se pretender um carregamento mais rápido, opte pela instalação de uma tomada reforçada (Green'Up) ou de uma Wall box.

É possível carregar um veículo elétrico num parque de estacionamento público?

Se o parque de estacionamento estiver equipado com postos de carregamento, o pagamento será efectuado de acordo com as tarifas definidas pelo gestor do parque de estacionamento.

Que cabo utilizar?

Alguns cabos são fornecidos como equipamento de serie e outros como equipamentos em opção disponíveis como acessório.

 

Cada carregamento tem o seu próprio cabo.

 

Veículos elétricos e híbridos:

● Cabo modo 2 standard: para utilização numa tomada doméstica.

● Cabo de modo 2 reforçado: para utilização em tomada reforçada.

● Cabo monofásico modo 3: para utilização em Wall Box de 7,4 kW ou posto de carregamento público. No C5 Aircross Híbrido Plug-in, o carregador de bordo de 7,4 kW deverá ser opção na compra do veículo.

 

Veículos elétricos:

● Cabo trifásico modo 3: para utilização em Wall Box trifásico ou posto público. O carregador de bordo de 11 kW terá de ser adquirido como opção na compra do veículo.

Posso programar o carregamento do meu veículo elétrico?

Pode iniciar um carregamento, programar um carregamento diferido e pré-condicionamento térmico, tudo no conforto do seu sofá, através da aplicação My Citroën.
SERVIÇOS / MANUTENÇÃO / GARANTIA

Como criar a minha conta My Citroën?

Para criar sua conta do My Citroën, é muito fácil, basta fazer o download da app na App store ou Google Play store, consoante o seu equipamento.

Para se inscrever facilmente, tenha consigo os documentos do veículo (DUA - Documento Único Automóvel). Para adicionar o seu veículo à aplicação e desfrutar de todas as funcionalidades, terá necessidade de introduzir o VIN e o nº de km atual do veículo.

Encontra o número do chassi (VIN), composto por 17 carateres alfanuméricos, no respetivo campo do DUA. Em seguida, verifique o nº de km atual do veículo no painel de instrumentos do mesmo.

Após introduzir toda esta informação, desfrutará de todo o ecossistema digital do seu Citroën e todos os serviços conectados na ponta dos dedos.

Como fazer a manutenção de um veículo elétrico?

A manutenção de um veículo elétrico é muito simples, é uma mais valia:

● Manutenção menos frequente do que num veículo térmico,

● Sem mudança de óleo, substituição de filtros de óleo, embreagem ou controle de escape,

● Visitas à oficina menos frequentes: aproximadamente a cada 2 anos ou 25.000 km,

● Os diagnósticos sistemáticos são realizados pela rede oficial Citroën a cada manutenção do veículo.

Qual é o período de garantia da bateria?

Seja um veículo elétrico (excluindo o AMI) ou um híbrido plug-in, a Citroën compromete-se com uma garantia da bateria de 8 anos ou 160.000 km, para uma carga mínima de 70% de sua capacidade.

 

No AMI a garantia é de 3 anos ou 40.000 km.

 

A bateria de arranque (12 Volts) é garantida como o resto do veículo.

Como funciona a verificação da bateria?

O diagnóstico da bateria é feito a cada visita à oficina.

 

Para um veículo elétrico, o cliente pode solicitar um "certificado de capacidade da bateria" cada vez que seu veículo for intervencionado, caso tenha subscrito um contrato de serviço que inclua manutenção.

Posso testar a minha bateria? Como posso saber se está em bom estado?

Não pode testar a bateria sozinho. Precisa de uma ferramenta de diagnóstico que leia os códigos de falha e permita a sua análise.

 

Os diagnósticos sistemáticos são realizados pela rede oficial Citroën a cada manutenção do veículo.

 

Para um veículo elétrico, o cliente pode solicitar um "certificado de capacidade da bateria" cada vez que seu veículo for intervencionado, caso tenha subscrito um contrato de serviço que inclua manutenção.

O que fazer em caso de falha da bateria?

O seu painel de instrumentos fornece-lhe todas as informações sobre o nível da bateria e tem um alerta aos 30 km para os veículos elétricos. Em caso de falha da bateria, a assistência em viagem está incluída nas ofertas da Citroën e irá buscá-lo.

 

Tenha cuidado, não confunda "falha de bateria" com "falha de energia":

● Falha na bateria:

         ø 70% da capacidade da bateria é garantida,

         ø Assistência* por 8 anos ou mais de 160.000 km para pelo menos 70% de sua capacidade de carga,

         ø Intervenção média em 40 minutos.

 

● Falha de energia:

         ø A assistência gratuita está incluída nos contratos de serviço e reboque até o posto de carregamento mais próximo,

         ø Tem um alerta 30km antes da avaria,

         ø Intervenção média em 40 minutos.

 

* Para o Citroën Ami: 3 anos ou 40.000 km 

O meu veículo elétrico ou híbrido está sujeito a inspeção técnica?

Sim, estão sujeitos a controlo técnico no 4º ano para um veículo novo, depois de 2 em 2 anos, como para os veículos térmicos.
IMPACTO AMBIENTAL

O que acontece com as baterias no fim da sua vida útil?

O grupo STELLANTIS implementou um processo de recolha e reciclagem de baterias de veículos elétricos e híbridos em todos os pontos de venda na Europa, em parceria com empresas reconhecidas de reciclagem europeus.

 

A Diretiva Europeia impõe uma eficiência de reciclagem de pelo menos 50% (com base na massa da bateria).

 

A STELLANTIS, através dos seus parceiros de reciclagem, garante uma eficiência de pelo menos 70%.