Traction Avant, 2 CV, DS, SM, Picasso, gama DS, publicidades, êxitos desportivos... A Marca Citroën coloca, desde 1919, a criatividade e a tecnologia no centro do seu ADN.
Criatividade. Tecnologia. Audácia. André Citroën lança, em 1919, a grande aventura da Marque homónima…
O "Type A", primeiro veículo Citroën é anunciado através de uma publicidade original.
Num ano de comercialização, a Citroën vende 10.000 unidades
Sempre na vanguarda. Em 20 de Fevereiro de 1921, a Citroën apresenta as suas placas esmaltadas destinadas a facilitar a orientação dos automobilistas na rede de estradas francesa.
A Citroën apresenta o 2.º modelo da sua gama: o B2. Uma versão mais potente e mais avançada do Type A
Salão de Paris: estreia mundial do Citroën 5HP. Um novo veículo para a Marca, compacto e baseado no Type A.
Audácia. Mais criatividade… Pela primeira vez, por ocasião da abertura do 7.º Salão Automóvel, um avião escreve no céu, é em Paris, é a Citroën!
Citroën no deserto do Saara para atrair as atenções para as suas semilagartas lançadas em 1922, André Citroën decide fazê-las atravessar o deserto do Sara. Georges-Marie Haardt e Louis Audouin-Dubreuil partem assim numa viagem de ida e volta: Touggourt-Tombouctou-Touggourt de 17 de Dezembro de 1922 a 7 de Março de 1923.
Nesse ano, André Citroën lança o fabrico de brinquedos automóveis, verdadeiras cópias do "carro do papá". Primeiro modelo: o Torpédo B2 10HP. São vendidos mais de 30.000 veículos nos primeiros dez anos.
Em 1924, a Citroën atinge uma produção anual de 50.000 veículos.
Com o B10, a Citroën apresenta as suas primeiras carroçarias totalmente em aço, que substituem as carroçarias mistas de madeira e chapa.
Fortalecida pelo sucesso da travessia do Saara 2 anos antes, a Citroën lança o Cruzeiro Negro que, de 28 de Outubro de 1924 a 26 de Junho de 1925, percorre desta vez todo o continente africano de Norte a Sul, de Colomb-Béchar à Cidade do Cabo.
Edição do primeiro dicionário de reparação e de um catálogo de peças de substituição para utilização dos concessionários.
A Citroën apresenta o B14, um veículo de produção em massa tratado como um veículo de luxo. Um dos maiores sucessos da indústria automóvel do período entre as duas grandes guerras. Mas também o B15, primeiro veículo de mercadorias francês fechado.
A empresa Citroën conta doravante com 31.000 trabalhadores e produz a um ritmo recorde na Europa de 400 veículos por dia.
Charles Lindbergh, que realizou o primeiro voo transatlântico, visita a fábrica da Citroën
Os modelos C4 e C6 são os dois novos modelos que a Citroën apresenta por ocasião do Salão de Paris.
Lançamento do C6 1, primeiro camião rápido francês. Carga útil: 1800 kg. Motor de 6 cilindros. 42 cv. Cabina de condução interior totalmente em aço.
Inauguração da mítica garagem Marbeuf. Obra-prima de arquitectura que virá a abrir caminho para outros locais emblemáticos da Marca.
Fiel ao seu temperamento pioneiro, André Citroën abre as portas da sua fábrica de Quai de Javel ao público, por ocasião do Salão Automóvel
Modularidade. Funcionalidade. O C4 comercial faz a sua aparição. Possui bancos traseiros amovíveis e uma porta da mala que se abre em duas partes. O C4 familiar perde 7 cm, muda de carburador, de caixa de velocidades e de embraiagem para se tornar o "C4 F".
Cinco anos após o Cruzeiro Negro, chegou o Cruzeiro Amarelo. Sem limites, a Citroën embarca agora na travessia do continente asiático, de Beirute a Pequim.
André Citroën regressa dos Estados Unidos com novas ideias, que incluem o Motor Flutuante (ou Motor Floating Power). Uma ideia que, mais uma vez, vai contribuir para a modernização do automóvel.
Esta inovação consiste em filtrar as vibrações do motor colocando entre ele e o chassis, blocos elásticos de borracha.
Na sua série "Rosalie", a Citroën apresenta no Salão de Paris o 8CV, o 10CV e o 15CV. Os dois primeiros substituem o C4, ao passo que o terceiro, com motor de seis cilindros, sucede logicamente ao C6.
A ressonância dos recordes destes veículos desde 1931 no autódromo de Linas-Montlhéry é tal que os três modelos rapidamente são apelidados de Rosalie.
Autódromo de Montlhéry. 300.000 km. 134 dias. Média de 93 km/h. É esse o novo recorde mundial estabelecido pelo "Petite Rosalie" (8CV).
Inovação. Segurança. Conforto. Eficácia. A Citroën apresenta o Type 7A, que vem revolucionar o panorama automóvel da época com, nomeadamente: Tracção dianteira, carroçaria monobloco inteiramente em aço e sem chassis, travões hidráulicos às quatro rodas, suspensão com rodas independentes e barra de torsão, motor flutuante com válvulas à cabeça e camisas amovíveis...
Novo Traction no Salão de Paris, o 11. Construído sobre um bloco de 7, alargado em 14 cm e alongado em 20 cm. Está equipado com um motor de 46 cv e caixa de 3 velocidades que lhe permitem atingir uma velocidade de 106 km/h.
O lançamento do Traction Avant não impede a sociedade de enfrentar dificuldades financeiras graves e de não conseguir fazer face às suas responsabilidades. A Citroën torna-se então o primeiro construtor nacional e europeu, o segundo a nível mundial. A pedido do governo, a empresa Michelin, credora principal, apura as contas e resolve a situação; a sociedade Citroën continua debaixo do seu controlo.
Gravemente doente, André Citroën morre e a direcção geral passa para Pierre Boulanger.
Pierre Boulanger concebe o projecto de um veículo popular de baixa cilindrada, o futuro 2 CV. O seu caderno de encargos resume-se da seguinte forma: "fazer um veículo capaz de transportar quatro pessoas e 50 kg de batatas a uma velocidade de 60 km/h, com um consumo de gasolina de 3 litros aos 100 km e um conforto irrepreensível..."
A Citroën apresenta o 11 MI com motor diesel no Salão de Paris. Uma estreia mundial para um veículo particular.
Primeiros ensaios de estrada do protótipo TPV (Toute Petite Voiture - Veículo Pequeno) que virá a ser o célebre 2 CV.
Comercialização do TUB (Transporte Utilitário série B). Concepção muito moderna com, entre outros, um habitáculo avançado e uma porta de carga lateral deslizante.
O serviço de inspecção aprova o 2 CV que está pronto a ser comercializado.
A fábrica da Citroën de Quai de Javel é bombardeada. Os protótipos do 2 CV ainda incólumes são desmontados e dissimulados. A produção vai baixando por causa da ocupação.
Perante a escassez de combustível, a Citroën decide não propor novas alternativas de mobilidade aos seus clientes. Os utilitários Type 23 e Type 45 podem doravante circular a gás pobre.
Em plena guerra, a produção anual passa de mais de 100.000 veículos para cerca de 9.000.
Segundo bombardeamento da fábrica de Javel, a ferramenta de produção fica seriamente danificada.
Sem perder a sua determinação, a Citroën lança o seu primeiro camião saído da fábrica de Javel um ano após o seu bombardeamento.
Reconstrução da fábrica de Javel. Citroën decide responder com a máxima rapidez à procura crescente. A produção atinge 13,4% do seu nível antes da guerra.
A França está em plena reconstrução, metade dos veículos produzidos pela Citroën são utilitários.
No salão de Outubro, a Citroën apresenta três modelos novos: o 11 B dito "11 Normal", o 11 BL ou "11 ligeiro" e o 15-sixG.
Primeira apresentação do Type H. Pierre Boulanger, então director da Marca, ainda está na origem do caderno de encargos: um veículo monobloco de tracção dianteira que retome elementos do Traction Avant de quatro cilindros com uma boa suspensão traseira e, sobretudo, que utilize o máximo de peças existentes noutros modelos da marca.
O 2 CV é finalmente apresentado ao público - e ao Presidente da República, Vincent Auriol - por ocasião do Salão de Paris. Surpreende pelo seu aspecto insólito e exprime uma nova filosofia do transporte individual. Será fabricado, em todas as suas variantes, sendo produzidos mais de 5 milhões de exemplares até 27 de Julho de 1990.
No salão de Paris, a Citroën apresenta o Type HZ, um pequeno furgão com carga útil de 850 kg e capaz de atingir 88 km/h.
Perante o sucesso do 2 CV cujo prazo de entrega atinge agora os 6 anos, a Citroën aproveita o Salão de Paris para expor ao público o veículo derivado de passageiros. - 250 kg de carga útil, motor de 375 cm3, 60 km/h e 5 litros por cada 100 quilómetros percorridos.
Nascido em 10 de Março de 1885, Pierre Boulanger, Director Geral da Citroën morre.
O 15 CV da Citroën torna-se o veículo oficial do governo francês
Entrada em produção do 2 CV furgão que será produzido até Março de 1978, chegando a mais de 1,2 milhões de unidades.
Para responder às necessidades dos seus clientes, a Citroën dota os seus Tractions Avant de uma mala traseira em relevo que duplica o volume da bagageira.
O veículo de mercadorias Type 55 substitui o Type 45. Motor a gasolina e Diesel, 76 cv, carga útil de 5.000 kg para um peso bruto de 9.300 kg. Também é produzida uma versão autocarro, o "55 UADI", com motor de 6 cilindros Diesel e lotação de 29 lugares.
O 15-Six está equipado, atrás, com a suspensão hidropneumática de altura constante. Trata-se de uma revolução técnica aperfeiçoada pelo gabinete de estudos Citroën.
Fim de produção do 15-Six após uma carreira de 23 anos.
Revolução técnica e estética no Salão de Paris. A Citroën apresenta o DS, então verdadeiro veículo de ficção científica. Uma linha inédita, uma organização interior de vanguarda, uma suspensão hidropneumática e uma assistência hidráulica generalizada. 750 vendas em 45 minutos, 12.000 após um dia e cerca de 80.000 até ao encerramento do salão.
Comercialização do primeiro camião de 4 rodas motrizes, o 46 CDU. Motor de 6 cilindros Diesel, 95 cv e uma carga útil de 5.000 kg para um peso bruto de 9.300 kg.
Adição à gama do ID 19. Disponível na versão "Normale" (63 cv, 4.000 rpm e 130 km/h) e "Luxe" (66 cv, 4.500 rpm e 135 km/h).
Fim de produção do Traction Avant do qual foram fabricadas mais de 750.000 unidades.
Apresentação do 2 CV 4x4 ou 2 CV Sahara. Dotado de 4 rodas motrizes e 2 motores de 425 cm3, possui surpreendentes qualidades todo-o-terreno, sendo capaz, completamente carregado, de transpor dunas de areia com inclinações até 40%,
Em homenagem ao fundador da Marca, o Quai Javel é oficialmente baptizado Quai André Citroën.
Inédito. A Citroën é convidada a expor uma carroçaria de DS na Trienal de Milão, exposição internacional de arte e design presidida pelo arquitecto Gio Ponti.
Vitória de um ID 19 no rali de Monte Carlo com a equipa Coltelloni-Alexandre-Desrosiers. Este resultado leva à decisão da Citroën de participar na competição automóvel em estrada.
A Citroën apresenta, no Salão de Paris, o descapotável DS 19 criado por Henri Chapron. Personalização extensa com: 76 combinações de pintura, 13 cores de carroçaria e 11 cores de bancos e guarnições em couro!
Abertura da fábrica de Rennes La Janais (Bretanha). Uma realização exemplar em matéria de equipamentos e automatização, prevendo-se atingir uma cadência de 1200 veículos por dia. Trata-se da primeira fábrica Citroën de carroçaria e montagem de veículos.
Lançamento do Ami 6 no mesmo dia em toda a Europa. O Ami 6 completa a gama propondo uma carroçaria de linhas acentuadas e óculo traseiro invertido.
Atentado frustrado do Petit Clamart contra o General de Gaulle. Apesar dos seus pneus lacerados pelas balas, o Citroën DS do Chefe de Estado prossegue o seu caminho sem outros danos.
Pela primeira vez na Porta de Versalhes em Paris, o salão de Outubro é palco da apresentação do novo Citroën DS 19. A sua carroçaria e pára-choques foram redesenhados para melhorar a aerodinâmica e as performances (160 km/h).
Criação de um departamento dedicado à competição automóvel sob a autoridade de René Cotton.
Morte de Flaminio Bertoni, designer da Citroën. Esteve nomeadamente na origem dos míticos DS 19 e Ami 6.
Um requinte sempre crescente. A Citroën apresenta o DS 19 Pallas, dotado de um equipamento interior e de um acabamento particularmente cuidados.
Salão de Paris: apresentação da versão break do Ami 6 e disponibilização em opção dos cintos de segurança em todos os veículos Citroën.
inversão do sentido de abertura das portas do 2 CV.
Chegada do novo DS 21. Mais potente e dotado de um novo motor com cambota de 5 chumaceiras, o DS 21 também está equipado com um dispositivo de inclinação automático dos faróis, para compensar as variações de alturas dinâmicas.
O DS pilotado por Pauli Toivonen participa vitoriosamente no seu último Rali de Monte Carlo.
Surge o Dyane, que se posiciona entre o 2 CV e o Ami 6 na gama Citroën. Retoma a mecânica comprovada do 2 CV (motor de dois cilindros de 425 cm3, caixa de 4 velocidades, 100 km/h e 4,9 litros/100 km) mas a sua carroçaria é inteiramente nova. Com a porta da mala e o banco rebatível, trata-se de uma berlina que oferece todas as vantagens de uma break.
Todos os modelos DS e ID são alvo de renovação do design da carroçaria guarda-lamas, capot, pára-choques, zona inferior, bem como sistema óptico de quatro faróis dos quais dois rodam em função dos movimentos da direcção.
A família dos pequenos Citroën de dois cilindros cresce com a chegada do Méhari. Veículo original, para todos os caminhos e todas as utilizações. A sua carroçaria em plástico suprime qualquer risco de corrosão e oferece uma boa resistência aos pequenos choques.
O Ami 8 substitui o Ami 6. A sua carroçaria redesenhada, simplificada e mais fina oferece uma melhor visibilidade.
Mais um avanço: a chegada da DS 21 marca a primeira utilização da injecção electrónica num veículo francês de série. (12 CV, 188 km/h para 10 litros/100 km.
Produção do milionésimo DS. Trata-se de um DS 21 dourado.
Série limitada a 267 exemplares. Carroçaria derivada do Ami 8. Coupé de 2 portas e 4 lugares. Suspensão hidropneumática. Motor com pistão rotativo mono-rotor de 995 cm3 e caixa de 4 velocidades. O protótipo M 35 é um verdadeiro laboratório sobre rodas.
Nascido do acordo assinado em 1968 com a Maserati, o Citroën SM, veículo de grande turismo ao mesmo tempo luxuoso e desportivo, beneficia de toda a experiência do DS em matéria não só de tracção dianteira, como também de tecnologia hidráulica e de suspensão. Está equipado com motor Maserati de seis cilindros em V, caixa de velocidades e cinco relações e da Diravi, direcção de assistência hidráulica variável. As suas qualidades dinâmicas seduzem uma clientela de conhecedores em França, na Europa e nos Estados Unidos.
Posicionado na gama Citroën entre o Ami 8 e o DS, o GS apesentado no Salão de Paris possui uma carroçaria que será por muito tempo a mais aerodinâmica do mercado mundial. Também está dotada de um motor de quatro cilindros plano, arrefecido por ar, bem como de uma suspensão hidropneumática.
O GS conquista o prémio "Automóvel do Ano"
Com o raid Paris-Persépolis-Paris, a Citroën oferece a 1.300 jovens oriundos de todo o mundo e detentores do 2 CV, do Dyane ou do Méhari, uma aventura extraordinária de 13.800 km entre Les Halles de Rungis e o sul do Irão.
Primeira saída em competição, primeira vitória. Trata-se do Citroën SM no rali de Marrocos
Os DS 23 com carburador e com injecção electrónica substituem os DS 21. Estão equipados com um novo motor de 2347 cm3, (188 km/h e 12 litros/100 km).
Ami Super = Carroçaria do Ami + Motor de 6 cilindros do GS.
A Michelin e o grupo Peugeot decidem aproximar a Automobiles Citroën e a Automobiles Peugeot a fim de constituir um grupo de dimensão internacional.
Comercialização do C 35. Veículo de mercadorias com carga útil de 1.885 kg, construído em comum com a Fiat.
O Citroën CX é apresentado no Salão de Paris. Menos revolucionário que o DS que substitui, o CX é a síntese das investigações técnicas da Marca. A comprová-lo estão o conjunto motor-caixa colocado transversalmente à frente, a suspensão hidropneumática de altura constante, as quatro rodas independentes, o limpa-vidros de uma escova, o óculo traseiro côncavo e, ainda, o quadro de bordo futurista.
O CX recebe os prémios: "Automóvel do Ano", "Prémio da Segurança" e " Award Style Auto".
O último DS sai da linha de Javel. Este 1.330.755.º e último exemplar é um DS 23 Pallas Azul Delta com injecção electrónica.
Primeira apresentação do CX Break.
O Salão de Paris é palco da apresentação do Citroën LN. A mais pequena motorização da gama na mais pequena carroçaria (oriunda do coupé 104 da Peugeot). Motor de dois cilindros de 602 cm3 arrefecido a ar, caixa de 4 velocidades, 120 km/h e 5,9 litros/100 km.
Volta de Automóvel ao Senegal, os CX 2400 ocupam os primeiros 5 lugares.
Apresentação da série especial "Dyane Caban" limitada a 1.500 unidades
Injecção electrónica, motor de 2.347 cm3, 128 cv, 189 km/h e 8,1 litros/100 km: eis o CX 2400 GTi.
Chegada do CX Prestige que se distingue nomeadamente pelos seus 25 cm adicionais de comprimento.
O Acadiane, novo e pequeno veículo utilitário derivado do Dyane, substitui os furgões 2 CV. Motor de 602 cm3, 31 cv e 100 km/h.
Salão de Paris: 2 novidades da Citroën, que apresenta o LNA, substituto do LN, e o Visa. Estes novos veículos estão equipados com o AEI (Ignição Electrónica Integral), uma estreia mundial nos veículos de série.
Carroçaria de duas cores e faróis redondos no 2 CV. O 2 CV Charleston está previsto como uma série limitada a 8.000 unidades, mas o seu sucesso é tal que acaba por ser fabricado em série a partir de 1981.
O Visa II, com carroçaria redesenhada e motorização mais económica, sucede ao Visa.
Novo veículo de mercadorias Citroën C 25, partilhado com a Peugeot e a Fiat
No topo da ampla gama Visa, surge o Visa GT que substitui o Visa II Super X, equipado com um motor de 1.360 cm3 e 80 cv. Performances: 168 km/h e 5,6 litros/100 km.
Apresentação do BX, um modelo de grande difusão e conquista. Trata-se de uma berlina bicorpo de 5 portas e 5 lugares que se integra na gama entre o GSA e o CX. É então proposto com 3 grupos motopropulsores: 1.360 cm3 de 62 cv com caixa de 4 velocidades, 1.360 cm3 de 72 cv com caixa de 5 velocidades e 1.580 cm3 de 90 cv com caixa de 5 velocidades.
Lançamento do Visa descapotável: a capota com óculo traseiro flexível pode ser rebatida inteiramente, ou apenas na parte da frente.
A partir desta data, todos os veículos Citroën passam a estar equipados de série com pára-brisas folheado.
Em cooperação com a Total e Michelin, a Citroën lança o Troféu feminino: 6.000 candidatas, 11 pilotos seleccionadas, 6 provas. 2 delas virão a tornar-se pilotos de ensaio de fábrica.
Saída do BX 19 GT equipado, nomeadamente, com computador de bordo e motor de 1.905 cm3 (185 km/h)
As suas performances fazem dele um dos mais brilhantes da sua categoria: CX 25 GTi Turbo. Motor turbocomprimido de 2.500 cm3 com injecção electrónica, 168 cv e 220 km/h.
Os C15 E (gasolina e C15 D Diesel) são dois pequenos veículos de mercadorias derivados do Visa, com carga útil de 570 kg
Comercialização do Visa Gti. O seu motor de 1.580 cm3 e injecção de 105 cv e a sua caixa de 5 velocidades permitem-lhe atingir os 188 km/h e conferem-lhe um genuíno comportamento de Gti.
Nova identidade visual. Os antigos logótipos azuis e amarelos são progressivamente substituídos pelos novos em vermelho e branco.
A Citroen apresenta o AX no Salão de Paris. Uma berlina de 3 portas com tracção dianteira e Cx de 0,31. Está equipado com grupo motopropulsor inteiramente novo, disposto transversalmente e em posição vertical.
O Citroën AX entra no mercado dos pequenos desportivos, a começar pela chegada, em Março, do AX Sport seguido, em Outubro, pelo AX GT. Participa nos ralis de Marrocos e de Monte Carlo.
A partir desta data, a Citroën oferece uma garantia anti-corrosão de 5 anos em todos os seus modelos.
Apresentação do novo BX 19 GTi de 16 válvulas, equipado com o primeiro motor multiválvulas francês. (4 cilindros, 1.905 cm3, 164 cv e velocidade máxima de 218 km/h).
A Citroën apresenta o "Activa" no Salão Mundial do Automóvel. Um protótipo de investigação que permitiu nomeadamente desenvolver projectos tais como as 4 rodas direccionais ou, ainda, a suspensão pilotada.
O AX Sport Turbo conquista 7 lugares no pódio em 10 provas do campeonato de França de Superprodução
Chegada aos Pontos de Venda da marca de dois novos BX: o BX 4x4 e o BX 4x4 Evasion. A sua transmissão de 2 rodas motrizes comporta três diferenciais: dianteiro, central com bloqueio e traseiro com deslizamento limitado.
A Citroën acrescenta um novo modelo no topo da sua gama , o XM. Desenhada por Bertone, esta berlina bicorpo está equipada pela primeira vez no mundo (num veículo de série) com uma suspensão que associa a inteligência da electrónica à força e à flexibilidade da hidráulica. Nascimento da suspensão Hidractiva.
O XM é eleito Automóvel do Ano e conquista 14 distinções internacionais.
Após 5.114.940 unidades produzidas, a produção do 2 CV chega ao fim na fábrica de Mangualde. Torna-se então muito apreciado pelos coleccionadores.
O Salão de Paris é mais uma vez aproveitado pela Citroën para mostrar a sua inovação tecnológica. Surgem os veículos C15 e C25 eléctricos, bem como o protótipo funcional Activa 2, verdadeira vedeta do salão. O Activa 2 está equipado com um motor V6 de 3 litros e 24 válvulas de 200 cv, caixa de velocidades automática de 4 relações, sistema estabilizador activo e ecrã de 5 funções.
O ZX Rally Raid, pilotado por Ari Vatanen vence o 13.º Paris-Tripoli-Dakar (9.186 km)
O Citroën ZX é apresentado ao público no Salão de Genebra. Será comercializado em Março sob a forma de uma "colecção" de 4 modelos (Reflex, Avantage, Aura e Volcane) que se situa entre o AX oi BX. IO ZX é o primeiro veículo europeu a propor um banco traseiro deslizante com regulação da inclinação das costas.
O protótipo Citroën de veículo eléctrico, Citela, é uma das principais atracções do pavilhão francês da Exposição Universal de Sevilha.
60 anos após o cruzeiro amarelo, no termo de uma aventura de 16.000 km, a equipa Pierre Lartigue/Michel Périn vence o primeiro rali Paris-Moscovo-Pequim num Citroën ZX Rallye.
Lançamento comercial do Xantia, berlina de 5 portas com comprimento de 4,44 m, fruto da colaboração entre os centros de estilo Citroën e Bertone. A integração de toda a cultura tecnológica da Marca no Xantia visa não só renovar o prazer automóvel, como também dotar este veículo de um potente dispositivo de segurança passiva (Hidractiva 2)
Produção, na fábrica de Aulnay-sous-bois, do 2.000.000.o AX.
Estreia mundial do Citroën Jumper por ocasião do salão do veículo de mercadorias de Genebra. Fruto da colaboração industrial com a Peugeot e Fiat, o Citroën Jumper dispõe de qualidades particularmente atractivas: estética, novas motorizações a gasolina e Diesel, novas caixas de velocidades.
O monovolume Citroën Evasion é apresentado no Salão de Genebra. Oferece as qualidades de uma berlina topo de gama em termos de prazer de condução, conforto, comportamento em estrada e segurança.
O Xantia Activa, apresentado no Salão de Paris, é o primeiro veículo do monde à virar nivelado graças ao seu sistema SC.CAR de controlo activo de estabilidade. Dispõe também de equipamentos suplementares tais como o airbag do condutor, os elevadores de vidros traseiros eléctricos ou, ainda, a regulação da largura das costas dos bancos dianteiros.
Produção do milionésimo ZX na unidade terminal de Aulnay.
Mundial do transporte. Citroën apresenta o Jumpy, um veículo de mercadorias compacto, funcional e polivalente (carga útil de 815 kg e volume útil de 4 m3.
Início da comercialização do AX Eléctrico. Potência: 20 kW. Velocidade: 91 km/h. Autonomia: 75 km em deslocações urbanas. Disponível como berlina de 3 portas/4 lugares e comercial de 2 lugares.
Primeira apresentação à imprensa do novo Citroën Saxo.
O Saxo Cup substitui o Coupe AX.
Em 8 meses, a unidade terminal de Aulnay produz 100.000 Saxo.
Comercialização do Citroën Berlingo. Mesmo com um estilo e equipamentos mais próximos dos de uma berlina do que de um veículo de mercadorias, o Berlingo beneficia de um volume útil de 3 m3 com carga útil de 800 kg.
Operação internacional de relações públicas destinada aos jovens europeus dos 18 aos 35 anos: O Raid Citroën Berlingo Paris-Samarkand-Moscovo.
Chegada de um novo modelo na gama entre o Saxo (3,72 m) e o Xantia (4,52 m): o Citroën Xsara (4,17 m). Símbolo de uma nova geração topo de gama do segmento médio, o Xsara testemunha o avanço da Marca em matéria de conforto, segurança e comportamento em estrada.
No Salão Automóvel, a Citroën expõe três modelos únicos de 2 CV anteriores à guerra, saídos de uma série correspondente ao veículo homologado em 1939.
O Saxo número 500.000 saia das linhas de montagem com o patrocínio do escultor César.
A Citroën projecta-se no futuro apresentando o concept-car C3 Lumière que prefigura um novo modelo. Apresenta uma arquitectura inovadora e polivalente em termos de funcionalidade e disposição interior.
Centenário do salão automóvel de Paris. Citroën desvenda o Xsara Picasso. Berlina compacta do tipo monovolume à frente e bicorpo atrás em torno de um estilo original e inovador.
É produzido o milionésimo Xantia na unidade fabril de Rennes-la-Janais e o milionésimo Saxo na de Aulnay.
"A arte de viajar segundo a Citroën" ou a apresentação do C6 Lignage por ocasião do Salão de Genebra. Ilustra a via arquitectónica e estética de um futuro topo de gama da Marca. No mesmo stand Citroën, o visitante pode igualmente observar o "Pluriel" de demonstração, um produto inédito que escapa aos critérios de categorização tradicionais.
Construção de um conservatório do património Citroën em Aulnay. Este edifício de 6.700 m2 tem por objectivo a salvaguarda de veículos da Marca produtos da sua origem até aos nossos dias. Será inaugurado em 28 de Novembro de 2001.
Apresentação do Citroën C3 Pluriel no Salão de Genebra
Estatuto, potência, dinamismo, robustez. A Citroën apresenta o C5 no Salão Mundial do Automóvel. Para a reconciliação entre peões e ciclistas, a Marca apresenta igualmente o seu concept-car Osmose, parceiro privilegiado da cidade. Um veículo do futuro que favorece o intercâmbio e a abertura. Será seguidamente exposto no Centro Georges Pompidou.
A jovem esperança da Citroën, Sébastien Loeb e o seu co-piloto Daniel Elena, conquistam o título de campeão de França ao volante de um Xsara KitCar. Esta mesma equipa consagrar-se-á igualmente campeã do mundo júnior de ralis ao volante de um Saxo Super 1600.
O Salão de Frankfurt serviu de palco para a apresentação do C3 e de concept-car C-Crosser. 3 lugares dianteiros, posto de condução móvel (à esquerda, ao centro ou à direita) com comandos electrónicos (tecnologia "by wire"), ausência de coluna de direcção. Trata-se efectivamente de um veículo polivalente que corresponde ao desejo de aventura, liberdade e bem-estar do automobilista.
Para viagens em família, entre amigos respeitando os desejos de cada um, a Citroën apresenta o C8 no Salão de Genebra.
O C-Airdream é o novo concept-car da Marca. Este coupé 2+2, apresentado no Salão Mundial de Paris, é o momento escolhido pela Marca para cimentar a sua linguagem estilística.
Salão de Genebra, apresentação do concept-car C2 Citroën Sport. Fruto do trabalho comum do departamento de concept-cars e da Citroën Sport.
Em Frankfurt, a Citroën confirma as suas intenções apresentando o C2, exemplo perfeito de pequena berlina compacta de 3 portas capaz de acolher 4 pessoas. Outra estrela deste salão alemão, o concept-car C-Airlounge que demonstra uma vez mais a capacidade criativa da Marca.
Após 13 lugares no pódio, a Citroën conquista o título de campeã do mundo de ralis de 2003. Sébastien Loeb termina em segundo lugar no campeonato de pilotos.
Produção do milionésimo Xsara Picasso.
Salão Mundial de Paris, a Citroën apresenta: os C4 Berlina e Coupé, os novos C5 e C5 Break, bem como o C3 Stop&Start, uma inovação para controlo dos consumos e emissões de CO2.
Lançamento da produção do novo Citroën C1, um veículo compacto de estilo atraente e lúdico disponível com 3 portas e 5 portas.
O C6, que virá coroar a gama das berlinas Citroën a partir do início de 2006, é apresentado no Salão de Genebra.
Estreia mundial do concept C-Sportlounge no Salão de Frankfurt.
50 anos do DS. 1.600 DS desfilam em Paris para festejar o aniversário da célebre berlina Citroën.
A Citroën cria exclusivamente para a China, o concept-car C-Triomphe
Para o Salão de Paris, a Citroën anuncia um novo concept-car que alia a paixão à razão. O C-Métisse configura, efectivamente, uma nova via dedicada ao puro prazer automóvel.
Lançamento do Citroën Grand C4 Picasso que se posiciona acima do Xsara Picasso na gama.
Com comercialização prevista a partir do mês de Julho, a Citroën apresenta o C-Crosser no Salão de Genebra. 1.º SUV da Marca capaz de transportar 5 + 2 pessoas em todos os tipos de terrenos, graças, nomeadamente, à sua grande habitabilidade e à sua transmissão integral.
Terminaram as obras da montra internacional da Marque em 42 avenue des Champs-Elysées. Inauguração do C_42. Em 6 meses, este lugar simbólico da marca vai acolher mais de 1 milhão de visitantes.
Salão de Frankfurt, a Citroën apresenta o concept-car C5 Airscape, grande berlina descapotável que anuncia a chegada iminente do novo Citroën C5
É no Salão de Bruxelas que a Marca desvenda o seu novo Citroën C5. Os estilistas repensaram integralmente esta nova geração.
A família Picasso recebe um irmãozinho, o Citroën C3 Picasso, um conceito inovador que se destaca nomeadamente pelo seu estilo audacioso, pela sua arquitectura inovadora e pela sua engenhosidade marquante.
O Citroën Nemo Combi faz a sua aparição na categoria Multispace (AC) da Marca ao lado do Berlingo Multispace. Caracteriza-se, entre outros, pelas suas dimensões exteriores compactas (comprimento de 3,96 m) e pela generosidade do seu espaço interior.
Inovação, ecologia e criatividade, são as palavras-chave do stand Citroën no Salão Mundial de Paris de 2008. No total, são nada menos que 34 veículos expostos, dos quais 11 são novidades 8 são concept-cars. De salientar os conceitos GTbyCitroën, 2 CV Hermes, C-Cactus e Hypnos, para além do revivalismo histórico que se fez representar pelo Citroën C3 Pluriel Charleston.
No Salão de Genebra, a Citroën experimenta a "secret-box" que mostra o seu novo concept-car: DS Inside.
Citroën alarga a sua gama na China e apresenta dois novos veículos no Salão Automóvel Internacional de Xangai : o C-Quatro tricorpo em estreia mundial e o novo C5 que será fabricado em Wuhan.
Revolt. Com este nome forte dado ao mais recente dos seus concept-cars, a Citroën mostra até que ponto é uma Marca ousada e progressista. Trata-se de um pequeno citadino ultra requintado que se mima com todos os luxos.
Primeiro salão para o novo Citroën C3 em Frankfurt. Um objectivo ambicioso para cumprir: renovar um best-seller com mais de 2 milhões de unidades vendidas.
88.º Salão de Bruxelas. A Marca apresenta a sua pequena e última criação, o Citroën C-Zéro. A Citroën enriquece assim a sua oferta no segmento dos pequenos veículos com uma solução 100% eléctrica pensada para facilitar a mobilidade urbana.
Cerca de um ano após a apresentação do DS Inside (Genebra 2009) a Citroën revela o DS3 e inaugure assim a nova gama DS anunciada um ano antes. Esta gama de produtos distintos com escolhas mais radicais vem completar a gama principal.
Glamoroso, transgressivo e sob tensão, a Citroën apresenta o Survolt no Salão de Genebra. Trata-se, para a Marca, de prolongar a sua reflexão nos veículos eléctricos diferenciadores e destacados, já iniciada com o concept car Revolte alguns meses antes.
Na véspera do Salão de Xangai, a Citroën apresenta o Métropolis. Primeiro concept-car concebido pelo centro de estilo da Marca, criado em 2008 e sedeado em Xangai. Este conceito será seguidamente exposto no salão automóvel de Pequim e, em Outubro, no pavilhão francês da exposição universal de Xangai.
Os engenheiros da Citroën Racing debruçaram-se sobre a versão Sport Chic do DS3 para lhe conferir um toque de dinamismo adicional. A motorização, a direcção e as ligações ao solo, nomeadamente, são revistas para dar corpo ao DS3 Racing.
Tal como os novos Citroën C5 em 2008 e o C3 em 2009, o novo Citroën C4 demonstra o saber da Marca em termos de inovações e tecnologias para renovação da sua gama principal.
No Salão Mundial de Paris, a Citroën antecipa aquele que será o veículo de amanhã com o concept-car Citroën Lacoste. Trata-se de uma nova visão do automóvel que põe fim ao diktat do «sempre mais» e aborda assim a existência com ligeireza.
Comercialização do Citroën DS4. Este 2.º opus da gama DS propõe uma nova silhueta de coupé de 4 portas sobreelevado, que alia o dinamismo à polivalência para proporcionar sensações de condução ímpares.
Após os Citroën DS3 e DS4, a Marca apresenta em estreia o DS5 em Xangai. Ao mesmo tempo escultural e audacioso, o Citroën DS5 inscreve-se perfeitamente na gama DS, em que oferece nomeadamente atractivos ao nível da estética, das sensações, do estilo e do requinte.
19.o encontro mundial dos amigos do Citroën 2 CV. Nesta data de aniversário do fim de produção do 2 CV, foram mais de 20.000 os aficionados que se juntaram em torno de 7.000 exemplares deste veículo mítico e derivados (Ami 6 e 8, Dyane, Méhari…)
64.o Salão de Frankfurt. Com o concept-car Tubik, com ares de Type H futurista, a Citroën expressa a sua visão da mobilidade de amanhã em que a viagem em si mesma é tão importante quanto o destino. O desafio enfrentado pelo Tubik é o de propor um veículo de 9 lugares com um estilo e nível de prestações dignos de uma berlina moderna.
Com cerca de 70 páginas no Facebook, a Citroën reúne mais de um milhão de seguidores em todo o mundo.
80 anos após a chegada da Cruzada Amarela, Xavier e Antonin, dois jovens engenheiros partem na primeira volta ao mundo em veículo eléctrico, a bordo do Citroën C-Zéro. 8 meses, 25.000 quilómetros, 17 países com apenas 250 euros de electricidade!
A Citroën alarga a sua gama com o C4 Aircross. Num segmento em plena expansão, este novo modelo tem como ambição revisitar os códigos tradicionais dos SUV compactos, combinando inovação tecnológica com design.
Aceleração no desenvolvimento mundial da Marca: A Citroën lança um após o outro os Citroën C4 Sedan e C-Elysée. Estas duas berlinas tricorpo destinam-se em particular aos mercados internacionais com forte crescimento, tais como a bacia mediterrânea, a China e a Rússia.
Aceleração no desenvolvimento mundial da Marca: A Citroën lança um após o outro os Citroën C4 Sedan e C-Elysée. Estas duas berlinas tricorpo destinam-se em particular aos mercados internacionais com forte crescimento, tais como a bacia mediterrânea, a China e a Rússia.
Por ocasião do Salão Mundial do Automóvel de Paris, a Citroën desvenda os comandos do novo DS3 Cabrio. Esta versão descapotável do Citroën DS3 associa todas as qualidades deste veículo (estilo, sensações de condução e habitabilidade) ao prazer de circular a descoberto com a possibilidade de manobrar a capota em andamento a uma velocidade até 120 km/h.
10 anos após a sua primeira vitória no WRC, Sébastien Loeb e Daniel Elena, pulverizam todos os recordes em desporto automóvel ao conquistar, na Alsácia, o 9.º Título de campeões do mundo de ralis. Na mesma altura, a Citroën conquista a sua 8.ª coroa mundial na categoria de construtores.