ATUALIZAÇÃO COVID-19: CONTINUAMOS DISPONÍVEIS ONLINE E PERTO DE SI. OS NOSSOS REPARADORES MANTÉM-SE ABERTOS
SAIBA MAISDesde a conceção dos veículos e em cada uma das etapas do seu ciclo de vida, as equipas Citroën encontram-se mobilizadas para reduzir (dentro do possível) o impacto do automóvel no ambiente: controlar os consumos, as emissões do CO2 e outros poluentes, utilização sustentável e racional dos recursos naturais, melhor reciclagem, ...
O compromisso da Citroën foca-se em :
A eco conceção visa assegurar uma avanço na forma da mobilidade sustentável, para além da conformidade dos veículos no que respeita às normas e regulamentos ambientais. Para a Citroën, este conceito traduz-se através de uma parte importante de pesquisa e de inovação relacionada com tecnologia limpa e materiais verdes.
Para produzir veículos descarbonizados, a Citroën dispõe de uma ferramenta industrial suscetível de controlar os seus próprios impactos e capaz de responder aos principais desafios ambientais.
De forma a encorajar os seus pontos de venda e reparadores a realizarem iniciativas a favor de uma melhor gestão dos seus resíduos, a Citroën implementou medidas e procedimentos que valorizam estas iniciativas.
A Citroën esforça-se para aumentar a eficácia do seu processo de reciclagem, concebendo produtos que são sustentáveis, logo desde a sua criação. O objetivo também passa por reduzir a quantidade de resíduos produzidos aquando da produção de um veículo, durante a sua utilização, até à sua reciclagem.
MOTORES CADA VEZ MAIS EFICIENTES
A Citroën trabalha em permanência na otimização das cadeias de tração térmicas de Gasolina e Diesel, incluindo a integração em larga escala do sistema Stop & Start, assim como das tecnologias FAP e SCR.
UMA NOVA GERAÇÃO DE CAIXAS AUTOMÁTICAS
Em 2018, a Citroën disponibiliza uma gama de caixas de velocidades com uma melhor performance, através da caixa de 8 velocidades automática (EAT8), permitindo uma redução ainda mais drástica do consumo dos veículos, garantindo sempre uma condução agradável ao seu melhor nível.
DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS
Para uma mobilidade urbana responsável, hoje, são comercializados 2 veículos 100% elétricos: C-Zero e a versão comercial do Citroën Berlingo.
DOS VEÍCULOS HÍBRIDOS
Revelado em novembro de 2019, o SUV Citroën C5 Aircross Hybrid representa a primeira pedra da estratégia de eletrificação da Citroën.
Com uma solução mild-hybrid, híbrido plug-in ou 100% elétrico, a Citroën, num horizonte até 2023, irá disponibilizar uma oferta da sua gama com 70% de veículo eletrificados, seguindo-se um trajeto até aos 100% em 2025.
Os "materiais verdes" são classificados em 3 famílias :
A sua utilização apresenta duas vantagens principais :
Desde 2008 que a Citroën iniciou um plano ambiental de utilização de materiais verdes. Em 2018, esta componente deve rondar os 30% de forma global, no que respeita ao seu peso nos veículos (polímeros, metais,...).
A Citroën responde aos desafios ambientais da seguinte forma :
O objetivo é informar o consumidor que o produto ou a embalagem não deve ser colocada no lixo comum, mas sim, deve ser alvo de uma triagem ou devolvido num ponto de recolha para ser reciclado. Determinados produtos Citroën (pneus, embalagens de cartão, papéis impressos, ...) são objeto desta classificação para triagem.
A Citroën tem como objetivo reciclar integralmente os seus veículos em fim de vida. Foi implementada uma iniciativa, visando a análise do ciclo de vida automóvel. Esta consiste na medição do conjunto de impactos ambientais dos veículos, desde a sua conceção até à sua destruição. Esta análise permite avaliar e fazer uma melhor escolha dos materiais para os futuros veículos.
Os produtos reciclados respondem às mesmas especificações técnicas que os produtos novos. A sua longevidade térmica e mecânica garantem uma qualidade e performance otimizadas.
Após 15 anos, a Rede Citroën implementou uma organização de forma a assegurar a recolha e tratamento, em condições ambientalmente favoráveis, dos Veículos Sem Utilização (VSH)/ Veículos em fim de vida. A reciclagem contempla 7 etapas.
Retoma
O último proprietário do veículo em fim de vida, entrega-o num centro de recolha autorizado. Após a verificação do veículo, o centro de recolha autorizado emite um certificado de destruição de caráter obrigatório (CoD).
Pré-tratamento e despoluição
A bateria e os pneus são retirados e depositados. Os airbags são neutralizados. Em seguida um parceiro remove o residual de combustível e todos os outros líquidos do veículo: óleo do motor, óleo da transmissão, liquido dos travões e refrigeração do ar condicionado. Estes resíduos poluentes serão então valorizados a 100% na sua sede de tratamento específico.
Desmontagem para reutilização
A etapa seguinte consiste na desmontagem das peças mecânicas ou de carroçaria, componentes elétricos e eletrónicos para os reutilizar como peças usadas ou serem recondicionadas. Caso sejam economicamente viáveis, os materiais, tais como, plástico e vidro, são também recuperados para serem reciclados nesta etapa.
Stock
Os materiais perigosos para o ambiente, são recuperados e enviados para as empresas especializadas na recolha e destruição destes resíduos.
Triturar
As carroçarias despoluídas são enviadas para um triturador que as vai transformar em pedaços de alguns centímetros, procedendo em seguida à primeira fase de triagem, através de uma solução magnética que pretende recuperar todos os meterias ferrosos (aço).
Após trituração
Os resíduos triturados são alvo de uma triagem através de procedimentos automatizados, utilizando as propriedades físicas dos materiais (íman, correntes de ar, capacidade de flutuação,...) para os separar e agrupar por frações do mesmo tipo.
Reciclagem, recuperação e aterro
Após a triagem, cada uma das frações de material é alvo de uma reciclagem material (metais em aço, determinados plástico para a industria do plástico) ou de uma valorização energética (cimenteiras, aquecimento urbano, centrais elétricas,...). Este processo industrial, permite a reutilização, reciclagem e valorização de mais de 95% do veículo, o que diminui fortemente a componente de resíduos finais, sem reutilização e que são enviados para locais de aterro especializados.
Deseja saber onde pode reciclar o seu veículo ?
Se tem um veículo em fim de vida, pode deixa-ló em qualquer centro de reciclagem autorizado.