Bureau Veritas
Bureau Veritas é uma empresa global de inspecção, certificação e testes laboratoriais.
O Grupo PSA iniciou uma abordagem única e científica, para garantir aos seus clientes o acesso a informações mais fiáveis. Esta iniciativa foi implementada em colaboração com duas importantes ONGs, T&E, Transporte e Meio Ambiente, e a FNE, France Nature Environnement - comprometida com o meio ambiente, a mobilidade sustentável e um organismo de certificação, o Bureau Veritas.
Euro 6
As normas europeias de emissões definem os limites aceitáveis para as emissões de veículos novos vendidos nos estados membros da UE e do EEA. Os padrões de emissões são definidos numa série de directivas da União Europeia, que progressivamente intruduzem mais rigor.
Euro 6 é o padrão actual. Define os valores máximos de emissões para partículas finas e óxidos de azoto inferiores aos da norma anterior, a Euro 5.
A partir de Setembro de 2018, a norma Euro 6 entra numa segunda fase: a norma Euro 6.2 (Euro 6.d-TEMP). Exige limites ainda mais baixos do que a anterior em termos de emissões de partículas finas para veículos equipados com motores a gasolina.
FAP: Filtre A Particules (filtro de partículas)
O filtro de partículas apresenta um núcleo poroso de carboneto de silício para capturar partículas poluentes nos gases de exaustão. Periodicamente, queima e destrói-os.
O sistema de regeneração de filtros é gerido por uma unidade de controle que também realiza o autodiagnóstico. O filtro de partículas aumenta os benefícios da tecnologia HDi na protecção ambiental, os veículos equipados com motores a diesel HDi e os filtros, têm emissões de partículas próximas de zero.
NEDC: Novo ciclo de condução europeu
O NEDC é um ciclo de condução, actualizado pela última vez em 1997, projectado para avaliar os níveis de emissão dos motores e a economia de combustível em veículos de passageiros (excluindo caminhões leves e veículos comerciais).
Deixou de ser representativo da actual utilização de veículos e está a ser gradualmente substituído pelo WLTP (Procedimentos Mundial Harmonizado de Teste de Veículos) a partir de Setembro de 2018.
PEMS: Sistema Portátil de Medição de Emissões
Incorporado no veículo, este sistema de medição de emissões analisa todo o fluxo de gases de escape emitidos.
RDE: Real Driving Emissions (Emissões de Condução Reais)
O Real Driving Emission (RDE) complementará o WLTP, através da medição de poluentes como o NOx e a emissão de partículas em números (PN), emitidas pelo veículo enquanto circula na estrada.
A RDE garante que os carros apresentem baixas emissões em comparação com os testes de laboratório, o que representa um salto significativo nos testes de emissões dos veículos.
Um veículo equipado com um Sistema Portátil de Medição de Emissões (PEMS) é conduzido na via pública enquanto se executam as medições.
SCR: Redução Catalítica Selectiva
Pioneiro no ramo de motores limpos, o Grupo PSA projectou e desenvolveu uma tecnologia original para o tratamento das emissões de óxido de nitrogénio. A redução catalítica selectiva (SCR) elimina o óxido de nitrogénio (NOx) emitido pelos motores a diesel. A tecnologia SCR permite uma redução de 90% nas emissões de NOx e de 2% a 4% de redução nas emissões de CO2.
Transportes e Meio Ambiente
Associação ambiental europeia especializada no estabelecimento de uma política de transportes sustentável.
WLTP: Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos
É um novo procedimento de teste que fornece uma visão mais realista do consumo de combustível do veículo e emissões de CO2 que será juridicamente vinculativo para todos os veículos ligeiros de passageiros a partir de Setembro de 2018. O WLTP substituirá passo a passo o teste NEDC (New European Driving Cycle) procedimento anteriormente aplicável.