As regulamentações evoluiram. O Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos, WLTP, será agora utilizado para a homolgação de veículos ligeiros na União Europeia. O novo protocolo introduz um novo ciclo de ensaios e novos procedimentos para as medições do consumo de combustível, das emissões de CO2 e dos poluentes regulamentados para veículos em condições laboratoriais e substituirá gradualmente o NEDC.
Graças a várias opções a nível tecnológico feitas em antecipação aos regulamentos, a Citroën está pronta para este novo protocolo de homolgação WLTP, obrigatório para todos os veículos ligeiros a partir de Setembro de 2018.
A partir de Setembro de 2018, além do protocolo WLTP, os fabricantes terão que medir as emissões segundo o protocolo RDE (Real Driving Emissions) de todos os seus veículos ligeiros vendidos na União Europeia, assim como na Suíça, Turquia, Noruega, Liechtenstein, Israel e Irlanda.
A Citroën realiza este tipo de teste com o sistema PEMS.
Sendo os veículos automóveis uma das principais fontes de emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que contribui para o efeito de estufa, foi acordado ao nível da União Europeia preceder a uma redução das emissões de gases com efeito de estufa no âmbito do esforço mundial de estabilização das suas concentrações como objetivo de reduzir/evitar os efeitos relativos às alterações climáticas.
O Guia de Economia de Combustível faz parte de um sistema de informação aos consumidores, particularmente aos compradores de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros, permitindo-lhes uma escolha informada e esclarecida sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Pretende-se ainda com este Guia sensibilizar o condutor para a utilização correta e manutenção regular do veículos, bem como para os benefícios de um tipo de condução Eficiente, Ecológica e Sustentável (Eco-Driving).
Fonte: IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.
GLOSSÁRIO