Tubik
Caro(a) internauta,

A versão do seu programa de navegação internet pode não lhe permitir desfrutar de todos os serviços disponíveis no site www.citroen.pt

Para garantir uma navegação completa, mais fácil e mais rápida do site sugerimos a actualização do seu programa de navegação.

Desta forma propomos a realização do download em segurança de um destes 3 programas através dos links disponibilizados:

CITROËN TUBIK

Tubik

Por ocasião do 64º Salão Automóvel de Frankfurt, a Marca dá à luz o Tubik, uma proposta de transporte de elevado cariz tecnológico assente num objectivo, o de tornar as viagens mais agradáveis.


Uma viagem partilhada, inteligente, conectada e verde!
visuel
CONCEITO
Num contexto onde não se fala da distância mas sim da duração da viagem, o desafio para um construtor automóvel é o de ser capaz de oferecer hoje as respostas certas para os problemas de mobilidade futuras. O desafio inerente ao Tubik é o de oferecer como um veículo com 9 lugares com um estilo e nível de serviço que não sacrifica os códigos vigentes de uma moderna berlina. As equipas de designers da CITROËN combinaram um estilo diferenciador e decalcado com recurso a um tratamento de cores e de materiais que respondem a um elevado grau de sofisticação e de conforto. O Tubik vai ainda mais longe, oferecendo aos seus passageiros um casulo no verdadeiro espírito de ‘lounge’, dedicado ao conforto e relaxamento para renovar o prazer da viagem. As múltiplas possibilidades de modularidade dos assentos (semi-alongado, face a face...) e tecnologia presente a bordo (ecrã gigante numa lâmina semi-circular, sonoridade espacial de elevada definição...) tornam-no num espaço de vida e de partilha pelos seus ocupantes. A viagem torna-se tão importante como o destino!
visuel
DESIGN
As linhas do Tubik fazem um piscar de olhos ao CITROËN TUB (Traction Utilitaire Basse) e ao seu desenvolvimento particularmente engenhoso, o CITROËN Type H. Apresentando a mesma morfologia do seu famoso antecessor, o Tubik adopta dimensões generosas (largura: 2,08 m, altura 2,05 m, comprimento de 4,80 m) permitindo o transporte de um máximo de 9 passageiros. O bloco frontal, que se destaca do volume principal, evoca através das suas nervuras o formato ondulado do CITROËN Type H original, enquanto os dois montantes do pára-brisas os ‘stops’ característicos. Para acentuar a impressão de estojo protector que emerge do Tubik, os designers da CITROËN combinaram duas cores contrastantes: o metal acinzentado da carroçaria e o branco pérola das duas extremidades da viatura. As superfícies exteriores deixam adivinhar a enorme janela panorâmica e as duas grandes aberturas que dão acesso ao posto de condução e ao espaço para os passageiros. Enquanto a porta do condutor é basculante, a porta lateral libera todo o lado direito do habitáculo numa translação circular.
visuel
HABITÁCULO
Verdadeiro casulo no mais puro espírito ‘lounge’, o espaço dedicado aos passageiros reúne os mais variados materiais empregues nos códigos de arquitectura e de design de interiores: assentos em feltro, bolsas e painéis das portas em seda e piso em couro. Estas tonalidades de cores e de materiais são exacerbadas pelos ambientes de luz difundidos por todo o habitáculo. Para ver sem ser visto, a treliça e as amplas janelas panorâmicas oferecer aos passageiros uma visibilidade sem precedentes, protegendo em simultâneo a sua privacidade dos olhares dos curiosos. De acordo com seus desejos e necessidades, os viajantes podem ajustar a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos assentos é independente para permitir uma optimização do conforto. A primeira linha de bancos torna possível a utilização por duas pessoas, voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A linha intermédia pode acomodar três ocupantes, transformar-se numa mesa de café, ser dobrada e escondida sob a última linha de bancos, criando um espaço amplo de cerca de 2m², ou até mesmo desdobrar-se totalmente para formar um meridiano. Esta última configuração convida ao relaxamento, convertendo os viajantes em espectadores, aproveitando ao máximo o grande ecrã multimédia em posição semi-alongada.
visuel
TECNOLOGIAS
Tomando lugar ao volante de Tubik, o condutor penetra num universo ultra-tecnológico inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é representado por aquilo que os designers CITROËN denominaram de ‘cyclotron’, onde se reúnem num espaço circular o banco, os pedais, o volante e a lâmina circular do ‘heads-up display’. A tonalidade cinza do alumínio do exterior do Tubik foi declinada no ‘cyclotron’ para acentuar a sua aparência robusta e protectora. Instalado no seu assento em couro perfurado, o comandante é identificado por reconhecimento digital. Dispõe em seu redor de todas as informações necessárias à navegação através do do ‘heads-up display’ e o ecrã colocado no centro do volante. Para o assistir nas manobras traseiras, um ecrã transmite as imagens da câmara traseira e do retrovisor.
visuel
MEIO AMBIENTE
Com a sua generosa volumetria, o Tubik oferece um excepcional espaço interior e, através da adopção de tecnologia HYbrid4, consegue manter um nível de emissões de CO2 equivalente ao de uma berlina convencional. Este completo bloco ‘Full hybrid’ Diesel aumenta a autonomia do veículo, em comparação com a de um motor de combustão, permitindo uma tracção ideal no modo ‘4 Rodas Motrizes’ (a frente é impulsionada pelo motor térmico, a parte traseira pelo bloco eléctrico). O Tubik está equipado com jantes de 22 polegadas e pneus "tall&narrow", de muito baixa resistência ao rolamento, optimizando os consumos. Para um melhor compromisso entre conforto e utilização, o Tubik conta com a suspensão Hydractive, tecnologia exclusiva da Marca no sector automóvel. Independentemente da carga a bordo do veículo, a distância ao solo permanece constante, através de um controlo em tempo real. A redução de altura automática a alta velocidade melhora a penetração aerodinâmica, reduzindo as emissões de CO2 e os consumos.
Para ver correctamente o site
Citroën
DOWNLOAD
FLASH PLAYER
e ter activa a opção Javascript no seu navegador internet.