Esta página utiliza cookies. Durante a navegação na nossa página, aceita que utilizemos cookies.

Saiba mais sobre cookies
Fechar
Fechar
Fechar
NOVO CITROËN BERLINGO: MODERNO, PRÁTICO E ASTUCIOSO

NOVO CITROËN BERLINGO: MODERNO, PRÁTICO E ASTUCIOSO

Criador do segmento dos ludospaces, o CITROËN Berlingo sempre deu uma resposta moderna e prática às necessidades dos seus clientes. Os 2,9 milhões de unidades vendidas registadas desde 1996 testemunham este sucesso. Dotado de uma forte personalidade, o CITROËN Berlingo é um verdadeiro veículo volúmico, polivalente e funcional. É o parceiro ideal para todas as situações, tanto para as famílias, na sua versão Multispace, como para os profissionais, na sua versão Comercial.

Verdadeira referência do ludospace, várias vezes renovado, o CITROËN Berlingo moderniza-se, apresenta em Portugal um novo nível de equipamento XTR, na linha do Concept CITROËN Berlingo Mountain Vibe, e concilia design e funcionalidade, conforto e robustez, tecnologia e simplicidade.

Revelado no Salão de Genebra em Março de 2015, o Novo CITROËN Berlingo conserva todas as suas características de modularidade, de volume, de conforto e de equipamento e define-se da seguinte forma:

    MODERNO: um design expressivo, com uma nova frente mais  assertiva e voluntariosa, mas sem ser por isso agressiva. É composta por um novo pára-choques com as luzes diurnas em LED reposicionadas e uma nova grelha. Duas novas cores exteriores, o Cinza Acier e o Castanho Moka, completam também a gama, reforçando o carácter do veículo.

    PRÁTICO: um bem-estar saído do savoir-faire da CITROËN retomando as inevitáveis linhas de conforto do Berlingo: na versão Multispace, o Modutop®, o conforto dos assentos e da suspensão, os bancos traseiros independentes, a janela com abertura; na versão Comercial, a cabina Extenso® e os seus 3 lugares dianteiros modulares. Estas vantagens exprimem-se doravante num ambiente revisto, nomeadamente com novos revestimentos interiores, os tecidos QUAD e LIBERIA, que personalizam o ambiente interior do Novo CITROËN Berlingo.

    ASTUCIOSO: a inteligência tecnológica ao serviço do utilizador com a chegada do novo écrã táctil de 7’’. Este agrupa as funcionalidades de média e de navegação, ou ainda a função de duplicação do seu smartphone através do Mirror Screen, para se manter ligado a qualquer instante. Para uma condução mais serena e mais fácil, o novo Berlingo adopta também a tecnologia de travagem automática de urgência, Active City Brake, bem como a câmara de marcha-atrás e a ajuda ao estacionamento dianteiro. Inteligência tecnológica também nas motorizações eficientes de última geração, com a adopção da tecnologia BlueHDi nos Diesel, e, segundo os motores, de uma caixa manual de 6 velocidades, em benefício da agradabilidade de condução e da diminuição dos consumos e das emissões. Desta forma, o Novo CITROËN Berlingo Multispace reivindica um consumo de 4,1l/100 km e 109 g/k de CO2 na motorização BlueHDi 100 S&S CVM e a versão comercial permite, por sua vez, conseguir emissões de CO2 a partir das 106 g/km na motorização BlueHDi 100 S&S ETG6.

O Novo CITROËN Berlingo adapta-se a todas as necessidades para um quotidiano mais fluido, mais astucioso e mais confortável.

    MODERNO

Robusto e convivial, o Novo CITROËN Berlingo reafirma hoje o seu carácter expressivo e sem agressividade, quer na versão Multispace, quer na versão Comercial. O seu design evolui através de uma frente marcante, inteiramente renovada, que lhe confere um carácter moderno e dinâmico, integrando-se perfeitamente no estado de espírito da CITROËN.

A integração de cada elemento (pára-choques, grelha de barras, guarda-lamas, faróis diurnos em LED…) é cuidadosamente trabalhada para obter uma frente homogénea, ao mesmo tempo sóbria e moderna. Uma personalidade reforçada através de um novo pára-choques de linhas tensas, de um lado e do outro da nova grelha de barras. Esta última, mais baixa e mais larga, estrutura a frente e confirma a robustez Novo CITROËN Berlingo. As luzes diurnas em LED, presentes em opção a partir do nível de equipamento FEEL no Multispace, estão posicionados mais em baixo para sugerir mais potência. Os chevrons igualmente redesenhados integram-se entre duas zonas cheias e a sua linha horizontal curta até aos projectores, assina a forte identidade da CITROËN.

Em função dos mercados, o Novo CITROËN Berlingo é proposto com quatro variantes de frentes, para satisfazer todas as necessidades de utilização e valorizar a subida de gama:

LIVE: uma frente única para a versão Multispace e a versão Comercial privilegiando robustez e protecção ao nível das zonas de potencial contacto pelo seu pára-choques negro em tom pigmentado.

FEEL: uma frente dotada de um pára-choques pintado na cor da carroçaria.

-  SHINE: uma frente caracterizada por um pára-choques pintado na cor da carroçaria, incluindo as partes inferiores. Reforçando visualmente a silhueta do Novo CITROËN Berlingo, inserções negras em relevo  recebem a assinatura luminosa formada por dois faróis diurnos em LED e os faróis anti-nevoeiro.

-  XTR: uma novidade. Frente idêntica ao nível SHINE mas munida de uma banda Preto Onyx posicionada sob os chevrons e enriquecida por uma protecção do motor em cinzento alumínio, que surge integrada na carroçaria e enaltece o aspecto visual do veículo. 

Um Novo CITROËN Berlingo com design modernizado que se enriquece igualmente com duas novas cores da carroçaria, Cinza Acier e Castanho Moka.

 

    PRÁTICO 

Com um volume controlado (4,38 m de comprimento, 1,81 m de largura, sem retrovisores, e 2,73 m de distância entre eixos), o Novo CITROËN Berlingo Multispace oferece uma une habitabilidade recorde e uma polivalência de referência no segmento dos ludospaces :

Habitabilidade: um habitáculo espaçoso, que permite nomeadamente um generoso espaço para os joelhos dos passageiros de trás (24,5 cm), e um volume de bagageira generoso de 675 litros, podendo estender-se até aos 3 000 litros com os bancos da segunda fila rebatidos.

Polivalência & versatilidade: o Novo CITROËN Berlingo Multispace é ao mesmo tempo convivial e prático. Propõe uma grande modularidade dos assentos, com três bancos independentes e extraíveis atrás. Os volumes de armazenagem são consequentes com o Modutop ®, adaptação prática e luminosa da carroçaria do Berlingo Multispace, ou ainda a consola central amovível. Espaços úteis e práticos que continuam a seduzir tanto tempo após a sua invenção e podem receber até 170 litros de volume, de acordo com o nível de equipamento.

Um veículo prático tanto no interior como no exterior com as suas múltiplas combinações perfeitas para se adaptar a todas as necessidades de utilização: 2 portas laterais deslizantes, um portão traseiro como uma janela vidrada que se pode abrir para permitir o acesso fácil à bagageira e o sistema de armazenamento Modutop® sem ter de abrir o portão traseiro, ou as  portas batentes assimétricas para a bagageira, a fim de facilitar o transporte de objectos de grande comprimento, por exemplo...

 

Ambiente interior: o conforto passa também pelo tratamento do ambiente interior para que o conjunto dos passageiros se sinta bem. Para isso, o Novo CITROËN Berlingo Multispace ostenta novos materiais e revestimentos :

–  o tecido QUAD Gris Délice no nível de equipamento FEEL, substituindo o tecido QUAD Bleu. Um novo tom sublinhado por pespontos turquesa, que se casa perfeitamente com a banda do painel de bordo associado.

–  o novo tecido LIBERIA nos níveis de equipamento XTR e SHINE, complementado por um pesponto ocre, para um acabamento mais moderno e mais gráfico.

Nesta nova decoração interior, o posto de condução mantém as suas qualidades ergonómicas, com um painel de bordo funcional e valorizante, para que cada percurso seja um prazer para o condutor. A alavanca de velocidades está integrada no painel de bordo, o assento é regulável em altura e o volante em altura e profundidade. Com a sua altura de 1,80 m, o Novo CITROËN Berlingo Multispace dispõe de uma superfície vidrada importante, de 4,35 m2, para uma excelente visibilidade (grande pára-brisas, vidros laterais e traseiros) e uma posição de condução sobre-elevada.


Conforto de rolamento: um conforto de rolamento tanto na versão Multispace como na versão Comercial e qualquer que seja o estado das estradas, graças nomeadamente aos trens rolantes de tipo pseudo-McPherson derivados do CITROËN C4 Picasso, de largas provas dadas e que conferem ao Novo Berlingo uma excelente precisão de direcção, preservando um bom conforto de condução.

Um conforto acústico a bordo, onde a calma e a serenidade são as palavras chave: o design das peças exteriores e o controlo do seu conjunto permitem ao Novo Berlingo optimizar a sua aerodinâmica, minimizando os níveis sonoros (motor encapsulado numa caixa acústica, painel de bordo fortalecido por um tratamento anti-corrosão e habitáculo revestido de numerosos absorventes).

 

   ASTUCIOSO 

   A inteligência tecnológica ao serviço de uma condução mais serena

Numerosos equipamentos encontram-se já disponíveis no CITROËN Berlingo para facilitar a condução: a ajuda ao estacionamento traseiro, o regulador e limitador de velocidade, o acendimento automático dos faróis (incluído do pack Visibilidade), a ajuda ao arranque em plano inclinado ou ainda o Grip Control, um sistema anti-patinagem aperfeiçoado e que optimiza a motricidade das rodas dianteiras, em função do tipo de terreno.

 

Em 2015, o Novo CITROËN Berlingo tem ainda outras tecnologias:

  O Active City Brake  (novidade disponível a partir de Novembro 2015): trata-se de um sistema de travagem automática, que permite evitar os choques a baixa velocidade. Um sensor laser de curto alcance, situado no alto do pára-brisas, detecta os obstáculos, como um veículo rodando no mesmo sentido de circulação, ou parado. Até 30 km/h, identifica o risco eventual e comunica-o directamente com o calculador de travagem, sem que o condutor tenha que tocar no pedal do travão, a fim de evitar a colisão ou limitando as consequências, ao reduzir a velocidade do impacto. A travagem automática pode levar à paragem total do veículo, se isso for necessário. Neste caso, verifica-se a imobilização temporária do veículo (durante cerca de 1,5 segundos) para permitir ao condutor retomar o controlo, apoiando-se no pedal do travão. Antes de despoletar a travagem automática, e se o sistema identificar uma situação de risco, antecipa o enchimento do sistema hidráulico dos travões e aproxima as pastilhas de travão para uma maior reactividade (função PREFILL, uma acção transparente para o cliente). 

  Ajuda ao estacionamento dianteiro (novidade) completa a ajuda ao estacionamento traseiro, já proposto. Dois equipamentos complementares, que facilitam consideravelmente as manobras em todas as situações.

  A câmara de marcha-atrás: o Novo CITROËN Berlingo está hoje equipado com a câmara de marcha-atrás para facilitar as manobras de estacionamento quotidianas. A imagem atrás do veículo é captada por uma câmara e transmitida no novo ecrã táctil de 7’’ a partir do momento em que a marcha-atrás está engrenada. Balizas visuais indicando a extremidade do veículo e a sua trajectória são apresentadas para permitir as manobras com toda a serenidade.

 

   A inteligência tecnológica ao serviço da facilidade de utilização

O novo CITROËN Berlingo está mais moderno e acolhe as últimas tecnologias da Marca, para maior facilidade e conforto de utilização, como o novo ecrã táctil de 7’’. Torna mais simples e leve o painel de bordo e propõe mais benefícios que a anterior geração:

–  uma nova navegação, táctil, que permite uma vista da cartografia em perspectiva, a vista dos limites de velocidade, a tomada em conta das condições de circulação e a possibilidade de escolher o percurso mais económico;

–  a função média (incluindo o rádio, o streaming áudio, a conexão com aparelhos móveis);

–  o telefone (função mãos livres via conexão Bluetooth, acesso ao repertório e gestão de dupla chamada;

–  a regulação dos parâmetros do veículo.

 

Este novo ecrã táctil permite igualmente, graças à tecnologia Mirror Screen, explorar as aplicações do seu smartphone de maneira segura e adaptada à condução, mas também replicar as aplicações terceiras, como Coyote, web radios, etc., graças a uma conexão por cabo ou wireless (disponível a partir de Novembro de 2015).

O Novo CITROËN Berlingo possui agora igualmente uma tecnologia que permite explorar o reconhecimento vocal do seu smartphone para fazer chamadas, escolher e ouvir música, ler ou escrever mensagens de texto, tudo isto, em extrema segurança, sem tirar os olhos da estrada. Esta funcionalidade activa-se a partir do botão de comando vocal integrado no posto de condução e necessita de um telefone compatível e ligado ao veículo em Bluetooth.

 

   A inteligência tecnológica em motorizações eficientes e virtuosas

Com a chegada do Novo CITROËN Berlingo, a larga gama de motorizações já proposta desde o seu lançamento foi enriquecida, nomeadamente com a família Diesel BlueHDi. Uma nova geração de motores proposta pela CITROËN desde o fim de 2013 que permite uma diminuição drástica das emissões de óxidos de azoto  (NOx), reduzindo ainda as emissões de CO2 (até 4%). Os motores BlueHDi permitem à Marca dispor de uma tecnologia que está já de acordo com as futuras regulamentações Euro 6. Na motorização BlueHDi 120 S&S, o CITROËN Berlingo adopta pela primeira vez uma caixa manual de 6 velocidades para ainda maior agradabilidade em todas as circunstâncias.

As diferentes motorizações Diesel Euro 6 equipando a partir do lançamento o Novo CITROËN Berlingo Multispace permitem atingir os consumos e as emissões de CO2 seguintes:

  • motorização BlueHDi 100 S&S CVM: 4,1 l/100 km e 109 g/km de CO2
  • motorização BlueHDi 100 S&S ETG6: 4,2 l/100 km e 109 g/km de CO2
  • motorização BlueHDi 120 S&S CVM6: 4,3 l/100 km e 113 g/km de CO2

 

Estes motores são uma evolução dos motores HDi Euro 5 baseada em duas optimizações principais: a melhoria do rendimento interno do motor e a redução das perdas mecânicas por fricção.

Respondem à norma Euro 6 graças à sua linha de escape inovadora, constituída por:

–  um catalisador de oxidação implantado à saída do motor para eliminar os hidrocarbonetos (HC) e o monóxido de carbono (CO) oriundos da combustão,

–  um módulo SCR (Selective Catalytic Reduction), posicionado a montante do filtro de partículas, para transformar, com a injecção do  Adblue®* (mistura de água e ureia), até 90% dos óxidos de azoto (NOx), em vapor de água (H2O) e em azoto (N2), ambos inofensivos,

–  um filtro de partículas aditivado, lançado em estreia mundial pelo Grupo PSA PEUGEOT CITROËN em 2000, para eliminar até 99,9% das partículas em volume.

Uma arquitectura de linha de escape inovadora e única, estruturada por uma gestão precisa de tecnologias: o catalisador SCR posicionado a montante do filtro de partículas aditivado é o único sistema de pós-tratamento capaz de reduzir até 90% as emissões de NOx, diminuindo até 4% as emissões de CO2.

*O Adblue® é armazenado num reservatório de 17 litros, colocado na traseira do veículo. Este volume assegura uma autonomia de 20 000 km. O enchimento efectua-se simplesmente pelo depósito de combustível, acessível a partir do exterior do veículo, ao lado do bocal do reservatório de carburante.

 

   O NOVO CITROËN BERLINGO, NA SUA VERSÃO COMERCIAL

O CAMPEÃO DE VENDAS EM PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 2 ANOS

A CITROËN dá também uma resposta a cada profissional, propondo o Novo CITROËN Berlingo na sua versão Comercial. Nos dois últimos anos foi o Comercial Ligeiro “best seller” em Portugal com mais de 5.150 unidades comercializadas no nosso mercado. Surge com uma oferta completa de silhuetas, motorizações e equipamentos adaptados a cada uso.

Sempre disponível em dois comprimentos diferentes, L1 (volume útil até 3,7m3) e L2 (até 4,1m3), o Novo CITROËN Berlingo caracteriza-se por uma superfície de carga óptima, permitindo o transporte de duas europaletes. Graças ao seu acesso inteligente, como as largas portas laterais deslizantes ou as portas traseiras assimétricas, abrindo em 180º, melhora também a facilidade e a segurança da operação de carga.

Para assegurar uma grande polivalência de utilização e responder a um máximo de expectativas, o profissional poderá sempre beneficiar da cabina Extenso®, uma cabina modulável que tem numerosas vantagens:

–  pode acolher 3 pessoas na frente, graças a um lugar central que se adapta rapidamente e sem esforço às diferentes necessidades dos seus utilizadores,

–  o banco lateral do passageiro é escamoteável, afim de criar uma superfície plana, permitindo assim transportar cargas até 3 m de comprimento no L1 e 3,25 no L2. A relação entre o comprimento de carga interior com a largura exterior do veículo (4,38 m no L1 e 4,63 m no L2) resulta numa verdadeira performance no segmento. Esta configuração aumenta o volume útil em 400 litros: a capacidade de carga é assim levada até aos 3,7 m3 no L1 e 4,1 m3 no L2,

–  o banco lateral do passageiro pode igualmente colocar-se em posição cinema, ou seja, o assento elevado contra o encosto, para transportar cargas altas directamente na cabina,

–  o desenho rebatível do banco central assegura uma função de escritório móvel graças à sua forma de escrivaninha,

–  um volume suplementar de 7,5 litros está disponível sob o assento do banco central e pode fechar-se com cadeado.

 

A gama de motores para as variantes Comerciais do Novo CITROËN Berlingo conta com as motorizações Euro 5: HDi 75 CVM, HDi 90 CVM, e-HDi 90 ETG6 e HDi 115 CVM a Diesel.

Beneficiando do conjunto de tecnologias modernas e eficientes propostas na versão Multispace, o Novo CITROËN Berlingo, na sua versão Comercial benefeciará posteriormente de motorizações Euro 6 com os seguintes consumos e emissões de CO2:

  • BlueHDi 75 CVM a partir de 110 g/km de CO2*
  • BlueHDi 100 CVM a partir de 110 g/km de CO2*
  • BlueHDi 100 S&S ETG6, caixa pilotada de 6 velocidades a partir de 106 g/km de CO2*
  • BlueHDi 120 S&S CVM6 a partir de 112 g/km de CO2*

* homologação em curso

Esta gama vê-se completada com a versão eléctrica do Novo CITROËN Berlingo, que se impõe também como a referência entre os furgões eléctricos. Para circular na cidade de uma forma diferente e ganhar um tempo precioso, o Novo CITROËN Berlingo Electric possui uma autonomia de 170 km entre duas recargas e beneficia de uma bateria capaz de se recarregar automaticamente nas fases de desaceleração ou de travagem. Dispondo de 67 cv e com um binário quase constante em qualquer regime (200 Nm de 0 às 1500 rpm), o Novo CITROËN Berlingo Electric oferece boas recuperações a atinge facilmente os 110 km/h, integrando-se sem dificuldade na circulação urbana.

 

 


Top