Esta página utiliza cookies. Durante a navegação na nossa página, aceita que utilizemos cookies.

Saiba mais sobre cookies
Fechar
Fechar
Fechar
Nova Gama C4 Press

NOVA GAMA CITROËN C4: NOVIDADES PARA 2015

Lançado em 2010 e com mais de 450 000 exemplares produzidos em Mulhouse (França) e modelo referencial em termos de conforto no seu segmento, a segunda geração do CITROËN C4, moderniza-se com uma nova assinatura luminosa, com tecnologias úteis e com motorizações de última geração. Em 2015, o CITROËN C4 confirma o status de berlina compacta, agradável de utilizar e de conduzir. Um design elegante, um conforto global e qualidades reais de condução em estrada são pontos fortes que demonstram a capacidade da marca CITROËN em colocar a criatividade e a tecnologia ao serviço do bem-estar, não só do corpo como também da mente.

A Nova Gama CITROËN C4, apresenta-se com:

- uma nova assinatura luminosa que reforça a expressividade da sua secção frontal, graças aos projectores de luzes diurnas de LED e dinamiza a traseira com recurso a faróis com efeito 3D. A evolução sente-se, também, no interior, através de uma nova apresentação e um painel de bordo que ganha em simplicidade, com o novo ecrã táctil de 7 polegadas colocado em posição central.

- um conforto sempre excepcional graças ao comportamento em estrada que filtra o piso sem nunca renunciar ao prazer de condução. O bem-estar a bordo é reforçado por um tratamento acústico de referência, pelo conforto dos bancos, um banco do condutor com função de massagem e pelo grande tejadilho panorâmico vidrado, dotado de uma cortina comandada electricamente. O CITROËN C4 oferece ainda uma generosa habitabilidade graças a uma distância entre eixos de 2,61 m, um banco traseiro divisível e um volume da bagageira de 408 litros, referencial neste segmento.

- tecnologias úteis ao serviço de facilidade de utilização, com a introdução do sistema de Acesso e Arranque em Mãos Livres (ADML) e de um novo ecrã táctil de 7 polegadas que integra todas as funções de comunicação e de navegação. Tecnologias que simplificam a condução, como a assistência ao arranque em plano inclinado, o controle de tracção inteligente e o sistema de monitorização de ângulo morto (SAM). Mas, também, uma vida a bordo conectada com o sistema CITROËN Connect Box (inclui assistência localizada e chamadas de emergência, um livro de assistência virtual e um serviço de Eco Driving, acessíveis através da Internet*.

- motores de última geração, contribuindo para o prazer de condução e para a redução dos consumos. No domínio da gasolina destacam-se os motores PureTech de 3 cilindros e nos Diesel os blocos BlueHDi, todos eles de acordo com a norma Euro 6. Associados à tecnologia Stop & Start e ao recurso a pneus de muito baixo atrito, garantem consumos baixos: a partir dos 3,3 l/100 km e 86 g de CO2, com o bloco BlueHDi 100 S&S BVM, e 4,7 l/100 km para 110 g de CO2 com o motor PureTech 110 S&S BVM.

A Nova Gama CITROËN C4 representa prestações optimizadas, para ainda maior serenidade e tranquilidade de espírito.

* de acordo com os mercados

O DESIGN

Um estilo exterior equilibrado que recebe uma nova assinatura luminosa

Ao primeiro olhar, o CITROËN C4 expressa robustez e qualidade. As suas proporções são equilibradas e a carroçaria está o mais próximo das rodas. A secção frontal é imediatamente reconhecível pelos chevrons cromados que fazem a ligação entre os projectores, num conjunto complementado por um capot com nervuras que se arredonda para os flancos.

O olhar do novo CITROËN C4 evolui através dos seus novos projectores. A expressividade das ópticas afiladas é reforçada pelo recurso a LED, criando uma verdadeira assinatura luminosa. O tratamento delicado das ópticas, compostas por dois módulos em 3D que repousam num fundo preto brilhante, reforça a percepção de qualidade, tendo em conta os elementos tecnológicos presentes.

Na traseira, as novas ópticas com efeito 3D destacam a tecnologia e valorizam o volume que alberga a bagageira de modo puro e marcante, acentuando a natureza estatutária desta berlina compacta. Uma percepção reforçada pela precisão dos detalhes, os pormenores cromados (nos pára-choques frontal e traseiro e nos frisos dos vidros laterais) e as novas jantes Miami, de liga leve com 17 polegadas.

O modelo está disponível com uma palete de 9 cores, duas delas novas – o Cinzento Galet e o Cinzento Platinium – que colocam em destaque os generosos pneus, com medidas até às 18 polegadas.

Um estilo interior acolhedor

No interior, a Nova Gama CITROËN C4 apresenta-se com um novo painel de bordo, visualmente simplificado e moderno, integrando, consoante a versão, um ecrã táctil de 7 polegadas. Quanto aos bancos, estes garantem suporte e conforto ideais, apresentando-se com dois novos estofos em tons sóbrios e elegantes, como a malha Rayados Mistral e o tecido de Libéria Gris.

A apresentação do interior do CITROËN C4 é acolhedora, recorrendo aos melhores materiais do segmento, tais como a pele tipo slush do painel de bordo (tecnologia de tratamento do material de modo a torná-lo mais macio ao toque), o revestimento jersey do tejadilho e os detalhes cromados nos comandos no volante, saídas de ventilação e alavanca das velocidades.

CONFORTO

O lema da Nova Gama CITROËN C4 assenta na oferta ao condutor e passageiros do conforto do corpo e da mente para uma experiência a bordo única.

Qualidades em estrada como fonte de serenidade

O CITROËN C4 representa, antes de mais, uma condução serena graças a um comportamento em estrada fiel ao toque característico da Marca e também à precisão da direcção. Isso traduz-se na prioridade da segurança e num real prazer de condução, garantindo o mais elevado nível de conforto.

O modelo recorre a um trem dianteiro pseudo-McPherson, um trem traseiro com travessa deformável e uma direcção hidráulica com uma unidade de bomba eléctrica. Tudo elementos testados e inerentes ao savoir-faire da CITROËN com vista à satisfação das expectativas de conforto e à oferta de qualidades dinâmicas de topo.

O CITROËN C4 também se caracteriza por uma ligação à estrada controlada, a qual garante reacções muito sãs do modelo, nomeadamente durante as manobras de evasão ou de emergência, facilitando a vida ao condutor de modo muito perceptível em termos de condução e de controlo do veículo.

O seu comportamento em estrada equilibrado é reforçado pelas tecnologias de ajuda à condução, tais como o repartidor electrónico de travagem, a ajuda à travagem de emergência e o controle de tracção inteligente, associado ao ESP.

Bem-estar a bordo

O CITROËN C4 representa a promessa de momentos agradáveis e retemperadores, num bem-estar a bordo que se caracteriza por:

- bancos especialmente confortáveis, nomeadamente o do condutor que integra função de massagem e ajuste lombar eléctrico;

- grandes superfícies vidradas para maior visibilidade e uma luminosidade optimizada (pára-brisas com ângulo de visibilidade para cima, de 27°);

- um grande tejadilho panorâmico com 1,3 m², com cortina eléctrica, que reforça a luminosidade, para uma maior sensação de bem-estar para todos os passageiros,

- um tratamento acústico ao melhor nível. O CITROËN C4 é uma referência no campo da absorção de ruídos, realizada perto das fontes de emissão: pára-brisas acústico, integrando uma película de amortecimento; recurso a materiais absorventes no compartimento do motor; adopção de um conceito de selagem compreendendo uma barreira periférica sob a estrutura, uma barreira nas portas e uma barreira exterior,

- um poderoso sistema de áudio com tecnologia de espacialização do som e o sistema HiFi DENON com amplificador digital, tweeters atrás e um subwoofer;

- equipamentos projectados para garantir o máximo conforto para o condutor e passageiros, incluindo uma posição de condução onde todos os comandos estão ao alcance da mão, uma tomada de 230 V e uma tomada 12 V e uma lâmpada nómada localizada na bagageira.

Habitabilidade e polivalência

Habitabilidade, versatilidade e facilidade de uso: o CITROËN C4 integra todas estas mais-valias.

O modelo oferece uma generosa habitabilidade, graças a uma distância entre eixos de 2,61 m e um banco traseiro com bastante espaço para cotovelos, de 1,45 m.

Critério essencial no segmento das berlinas compactas é a relação entre as dimensões compactas e a habitabilidade. As suas dimensões mantêm-se inalteradas, com 4,33 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,49 metros de altura. A bagageira de 408 litros de volume continua uma referência no mercado e a maior da sua categoria. São utilizáveis a 100% devido à sua forma cúbica, à sua base de carga baixa e linear e à sua concepção interior.

O CITROËN C4 conta com generosos espaços de arrumação, nomeadamente um grande porta-luvas, bolsas nas portas da frente que podem receber uma garrafa de 1,5 litros, uma gaveta sob os bancos da frente, espaços no painel frontal e no interior do apoio de braços central.

O modelo retém toda a sua versatilidade, nomeadamente na divisão do banco traseiro assento em 2/3-1/3, e contempla uma abertura para transporte de objectos longos e volumosos.

TECNOLOGIAS

A Nova Gama CITROËN C4 simplifica e revaloriza o quotidiano graças a um conjunto de tecnologias úteis.

Tecnologias intuitivas

A Nova Gama CITROËN C4 beneficia das mais recentes tecnologias com vista à comodidade e facilidade de utilização, com destaque para o novo ecrã táctil de 7 polegadas, consoante a versão. Para além de simplificar o painel de bordo central, este novo ecrã integra:

- um novo sistema de navegação, táctil, permitindo uma visão da cartografia em perspectiva, um display dos limites de velocidade, alerta para as condições de tráfego e a possibilidade de escolher a rota mais eficiente em termos de consumos.

- função de media (incluindo o rádio, o streaming áudio e a ligação a dispositivos autónomos);

- o telefone (função “mãos livres” através da ligação Bluetooth, acesso ao directório e gestão de duplas chamadas);

- parametrização das funções do veículo.

Tecnologias para uma condução serena e fácil

A Nova Gama CITROËN C4 contempla um conjunto de tecnologias inteligentes que promovem o bem-estar e serenidade a bordo, tais como:

- Acesso e Arranque em Mãos Livres (ADML), que permite o acesso ao veículo e ligar o motor, mantendo a chave electrónica consigo;

- Controlo de Tracção Inteligente (CTI), um sistema que facilita a motricidade em pisos de baixa aderência (neve, gelo, lama, etc.). Esta função detecta os níveis de aderência em situações precárias que tornam difícil o arranque e a progressão do veículo. Nestas situações, o ITC assume o lugar da função de controlo de tracção ASR, transferindo a força motriz para a roda com mais aderência, optimizando a motricidade e as trajectórias;

- Ajuda ao Arranque em Plano Inclinado (Hill Assist), um travão de estacionamento eléctrico. Esta função sustém automaticamente o veículo por 2 segundos, permitindo-se um arranque sereno em encostas com inclinação superior a 3%;

- faróis de nevoeiro à frente com iluminação estática de intersecção. Estes projectores fornecem um feixe de luz adicional para dentro da curva, aumentando, assim, a visibilidade e a segurança em curva e nos cruzamentos e intersecções. Eles podem activar-se quer pela ligação do indicador de mudança de direcção ou quando o ângulo do volante atinja os 60°. No global, o farol de nevoeiro poder iluminar um ângulo máximo de 75° à direita ou à esquerda do veículo;

- Alerta de Transposição Involuntária da Faixa de Rodagem (AFIL) é uma das soluções para combater a denominada hipovigilância, responsável por parte dos acidentes rodoviários, especialmente em vias rápidas ou auto-estradas. A partir dos sensores de infravermelhos implantados na frente do veículo, o sistema lê os traços descontínuos ou contínuos pintados no piso, alertando o condutor quando o veículo derive da sua trajectória. O sistema, que pode ser desligado, activa-se a partir dos 80 km/h. Quando se detecta uma deriva, sem que o indicador de mudança de direcção seja activado, o condutor é alertado através de uma vibração no banco, por um de dois sistemas de vibração implantados no assento. O alarme é dado à esquerda ou à direita, em função da deriva que o veículo esteja a tomar.

- o sistema de Monitorização do Ângulo Morto (SAM) com ultra-sons. Trata-se de uma função que informa o condutor da presença de um veículo nas denominadas zonas de ângulo morto, através de um diôdo cor-de-laranja colocado no canto do retrovisor exterior correspondente. Com as informações obtidas a partir dos 4 sensores colocados nos pára-choques da frente e traseiro, o sistema activa-se entre os 12 e os 140 km/h, controlando a zona delimitada na frente pelo espelho exterior e que se estende até cerca de 5 metros para trás do pára-choques traseiro e até 3,5 metros na lateral do veículo.

Uma vida a bordo conectada

O inovador serviço CITROËN Connect Box abrange os serviços de chamada de emergência e apoio localizados (dependendo do país), dois serviços gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, graças a um cartão SIM integrado. Eles fornecem dados do incidente ou acidente, nomeadamente a precisa localização da viatura para uma rápida intervenção. Dois outros serviços estão ainda disponíveis na Internet: um manual virtual das operações de manutenção e um serviço Eco Driving. Os mesmos permitem alertas para um incidente mecânico ou de segurança, informações das assistências programadas a realizar, mas também de monitorização dos consumos de combustível e das emissões de CO2.

OS NOVOS MOTORES

A Nova Gama nacional da CITROËN C4 conta com um conjunto de novos motores Euro6 que garantem suavidade e performances, incluindo um novo bloco PureTech a gasolina e dois BlueHDi Diesel.

O motor a gasolina PureTech 110 CVM

Projectados e produzidos em França, os blocos PureTech (nova família de motores de 3 cilindros a gasolina) recorrem a tecnologias inovadoras, eficientes em termos de custo e utilização (uma redução até 25% nos consumos de combustível).

Após o lançamento do motor sobrealimentado PureTech 130 SS BVM6 em Março último, a Nova Gama CITROËN C4 passa a integrar o novo motor: PureTech 110 CVM. Projectados com base na arquitectura de 3 cilindros da família de motores atmosféricos PureTech, as versões turbo obtêm um desempenho elevado derivado da nova geração de turbocompressores (240 000 rpm) e uma alta pressão de injecção directa na posição central (200 bar). Para suportar os elevados níveis de pressão dessas versões turbo, várias peças do motor foram reforçadas em comparação com as utilizadas nos motores atmosféricos:

- a cabeça de alumínio é chapeada a cobre para assegurar cargas elevadas;

- o bloco em alumínio (como na versão atmosférica) recebeu um tratamento térmico e as camisas (inseridas no casting como na versão atmosférica) são cobertas com alumínio, para melhor dissipação do calor;

- o eixo é feito de aço (em substituição do ferro fundido das versões atmosféricas);

- as válvulas são ocas e contêm sódio para facilitar o arrefecimento da cabeça;

- as bielas são de aço de alto rendimento (elevado limite elástico, elevada resistência mecânica, elevada resistência à fadiga);

- a lubrificação do motor é assegurada por uma bomba de óleo da débito variável. O controlo da pressão é, portanto, pilotado pela gestão do motor de modo a ajustar o fluxo e a pressão necessárias.

O motor PureTech 110 CVM desenvolve uma potência máxima de 81 kW (110 cv CEE) às 5 500 rpm e um binário de 205 Nm às 1750 rpm, conferindo ao CITROËN C4 um elevado prazer de condução e prestações elevadas. Exibe um consumo de combustível de 4,7 l/100 km e110 g/km de CO2, recorrendo a pneus de Ultra Baixa Resistência ao Rolamento (UBRR).

 Motores Diesel BlueHDi 100 S&S CVM e BlueHDi 120 S&S CVM6

Desde o final de 2013 que a CITROËN propõe uma nova geração de motores Diesel denominada BlueHDi, a qual permite uma diminuição drástica do limite de emissões de óxidos de azoto (NOx), ao mesmo tempo que se reduzem as emissões de CO2 (até 4%), permitindo à Marca de contar com uma tecnologia que cumpre com as disposições da futura norma Euro 6.

Os motores BlueHDi 100 S&S CVM e BlueHDi 120 S&S CVM6 equipam a Nova Gama CITROËN C4, associando performances de elevado nível a consumos e emissões de CO2 particularmente reduzidos graças à arquitectura inovadora da sua linha de escape.

Estes motores são uma evolução da versão 1.6 HDi Euro 5 com base em duas importantes optimizações:

- a melhoria do rendimento interno do motor;

- a redução das perdas mecânicas (específicas da câmara de combustão, nova segmentação, novo revestimento do tipo Diamond Like Carbon, uso de um óleo de viscosidade muito baixa).

Com uma cilindrada de 1 560 cm3, os motores BlueHDi 100 S&S CVM e BlueHDi 120 S&S CVM6 oferecem, respectivamente, potências máximas de 73 kW (100 cv CEE)
às 3 750 rpm e 88 kW (120 cv CEE) às 3 500 rpm. Os binários, mais evoluídos comparativamente à anterior geração, atingem-se às 1 750 rpm e elevam-se aos 254 Nm para o bloco BlueHDi 100 S&S CVM e a 300 Nm para o motor BlueHDi 120 S&S CVM6. A tecnologia Stop&Start com arranque reforçado usado em ambos permite inúmeras vantagens, nomeadamente o silêncio nas paragens e uma redução dos consumos de combustível e dos gases com efeito de estufa. O motor entra em modo de espera, a uma velocidade de 0 km/h, com a caixa de velocidades em ponto morto e o pedal de embraiagem aliviado, reiniciando quando se prime este pedal. O limite de tempo para reiniciar a acção do motor ronda os 500 ms, menos do que o tempo necessário para se engrenar uma velocidade. A transparência da operação é total para o condutor, aquando das paragens e no rearranque.

Adicionalmente, o motor BlueHDi 100 S&S CVM na Nova Gama CITROËN C4 regista, em circuito misto e na versão mais eficiente, consumos médios de 3,3 l/100 km com pneus do tipo UBRR e emissões de CO2 de 86 g/km. Quanto ao motor BlueHDi 120 S&S CVM6, este regista consumos médios de 3,6l/100 km em circuito misto e emissões de CO2 de 93g/km com pneus UBRR.

A CITROËN antecipa-se às futuras normas e propõe, desde já, motores BlueHDi que respondem à norma Euro 6 graças a uma linha de escape inovadora, constituída por:

- um catalisador de oxidação implantado à saída do motor para eliminação dos hidrocarbonetos (HC) e do monóxido de carbono (CO) gerado pela combustão;

- um módulo SCR (Selective Catalytic Reduction) posicionado a montante do filtro de partículas, para transformar, por injecção de Adblue®* (mistura de água e ureia) até 90% dos óxidos de azoto (NOx), em vapor de água (H2O) e azoto (N2), ambos inofensivos;

- um filtro de partículas aditivado, introduzido em antestreia mundial em 2000 para o grupo PSA Peugeot Citroën, para eliminar até 99,9% do volume de partículas.

Uma arquitectura inovadora e única da linha de escape estruturada por uma combinação específica de tecnologias, já que o catalisador SCR posicionado a montante do filtro de partículas aditivado é o único sistema de pós-tratamento capaz de reduzir em 90% as emissões de NOx ao mesmo tempo que se diminuem até 4% as emissões de CO2.

*O líquido Adblue® está contido num reservatório de 17 litros, colocado na traseira do veículo, volume que assegura uma autonomia de 20 000 km. O seu enchimento faz-se pelo bocal do reservatório, acessível a partir da bagageira.

Top