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Concept C4 Cactus Airflow 2L

Concept C4 Cactus Airflow 2L

Verdadeiro laboratório de ideias, o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L é um concentrado de tecnologias e de savoir-faire que ilustram a vontade e a capacidade de inovação da CITROËN. Surge em resposta aos desafios do presente e do futuro no mundo automóvel, propondo-se como uma viatura do segmento C com habitabilidade, polivalente, atractiva e económica, consumindo menos de 2l/100 km.

Concentrações nas zonas urbanas, exigências ambientais, pressão económica: o consumo de combustível está hoje no centro das preocupações dos clientes. Fiel ao seu ADN, a Marca CITROËN coloca a sua criatividade e a sua tecnologia ao serviço de um novo desafio, apresentando no Salão de Paris o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L. Este projecto foi desenvolvido no âmbito do programa «Véhicule 2l/100 km» da denominada Plateforme de la Filière Automobile.

Com o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a CITROËN propõe um veículo que regista um consumo de 2l/100 km. Um consumo inédito e possível devido:

  • à optimização do design, com uma evolução aerodinâmica de 20%,
  • à diminuição da resistência ao rolamento (pneus Tall&Narrow),
  • ao trabalho feito na redução de peso, diminuindo o peso total do modelo em 100 kg,
  • à introdução da tecnologia Hybrid Air, que gera um ganho de 30% nos consumos.
     

Um design criador de performance aerodinâmica

O design do C4 Cactus AIRFLOW 2L é resultado de uma pesquisa permanente rumo à eficácia aerodinâmica, colocando-se em destaque dois tipos de peças:

  • Elementos de estilo de geometria variável:
    - novo pára-choques da frente com três entradas de ar pilotadas,
    - deflectores laterais móveis ajustados na traseira da viatura,
    - jantes com componentes móveis accionados e pilotados pela força centrífuga.
     
  • Elementos de estilo de geometria fixa:
    - pneus Tall&Narrow 19’’ melhoram o rendimento energético do veículo graças à sua “ultra ultra” baixa resistência ao rolamento (WBRR) e melhorias aerodinâmicas,
    - um filtro «Air Curtain» foi integrado nos arcos das rodas da frente,
    - um spoiler alongado e um extractor de ar integrado ao nível do pára-choques traseiro,
    - os clássicos retrovisores exteriores foram substituídos por câmaras de visão traseira,
    - a secção inferior do veículo é totalmente carenada,
    - e, finalmente, os faróis dianteiros e traseiros em LED de baixo consumo, em substituição dos projectores existentes.

Cada elemento de optimização aerodinâmica é colocada em destaque pelas cores e materiais empregues, com um tom laranja que permite identificá-los e que reforça a personalidade deste concept. Estas modificações permitem uma redução efectiva do coeficiente de penetração no ar e do arrasto do veículo, num ganho aerodinâmico de 20% em termos globais (incluindo um SCx de 0,55 m2), comparativamente ao modelo de série.
 

Concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, leve e tecnológico

Aos 200 kg ganhos pelo C4 Cactus de série, comparativamente ao peso de um CITROËN C4, fruto de uma plataforma optimizada, de materiais de maior performance e de elementos de forte conteúdo, o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L vai ainda mais longe nesta questão da diminuição do peso, garantindo um ganho suplementar de 100 kg (mecânicas incluídas), pela utilização de materiais de melhor eficiência:

  • alumínio, aços de muito elevado limite elástico e materiais compósitos na construção do piso inferior, conjugação que obrigou à afinação do processo de montagem, integrando soluções inéditas,
  • carbono, alumínio e materiais compósitos noutras peças do veículo,
  • policarbonato translúcido no tejadilho vidrado panorâmico,
  • fibras em carbono nos Airbump®.
     

 A tecnologia HybridAir

O concept C4 Cactus AIRFLOW 2L adopta a mecânica Hybrid Air, desenvolvida pelo Grupo PSA PEUGEOT CITROËN, baseando-se na associação de um motor de três cilindros a gasolina PureTech, de um sistema de armazenamento de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto por dois motores-bombas hidráulicos e uma transmissão automática epicíclica.

O motor PureTech 82, já disponível de série no modelo, foi optimizado para se adaptar a esta nova mecânica híbrida. A associação do motor PureTech 82 com a tecnologia Hybrid Air no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L permitiu reduzir os consumos em 30% e contribui de modo significativo para a obtenção de um veículo que registará 2l/100 km em clara aproximação às prestações dinâmicas do bloco PureTech 110.

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