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PRIMEIROS TESTES DE DESENVOLVIMENTO PARA O CITROËN C3 R5

  • Após um ano de estudos, de cálculos e de conceção, a Citroën Racing faz, esta semana, os primeiros testes de desenvolvimento ao novo C3 R5.

  • Produto 100% novo e que se destina à Competição Cliente, o Citroën C3 R5 tem por objetivo tornar-se na nova referência da sua categoria.

Criada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) em 2013, a regulamentação R5 provocou o aparecimento de toda uma nova geração de carros de ralis. Destinados às equipas e pilotos privados, estes produtos de custos controlados são frequentemente apelidados de “mini WRC”, em muito devido aos seus dados técnicos: quatro rodas motrizes, motor 1.6 turbo com injeção direta e cerca de 280 cv, caixa de velocidades sequencial, etc.

O sucesso da categoria é também explicado pela sua universalidade, dado que os R5 lutam pela vitória no WRC2, no Europeu de Ralis (ERC) e na maioria dos campeonatos nacionais. Pilar do restabelecimento da gama de modelos Competição Cliente da Citroën Racing, o C3 R5 irá, em breve, juntar-se a essas batalhas.

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“Foi dado um passo importante esta semana com os primeiros testes de desenvolvimento de uma viatura que está já muito próxima de um produto final,” explica Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. “O caderno de encargos dado às equipas técnicas é claro: queremos que o Citroën C3 R5 se torne na referência da sua categoria, tanto em termos de performance, como em fiabilidade e no controlo dos custos operacionais. Para criar um produto 100% novo, recorremos a toda experiência da Citroën Racing no WRC, acrescentando-lhe o contributo de fornecedores técnicos de referência, como a Sadev no domínio da transmissão ou a Reiger nas suspensões. Os nossos pilotos oficiais também estarão envolvidos nesse processo de desenvolvimento, estando Stéphane Lefebvre e Craig Breen a conduzi-lo neste primeiro teste, tal como Yoann Bonato, o actual líder do Campeonato da França.”

A conceção do Citroën C3 R5 iniciou-se há cerca de um ano. Para além do trabalho realizado pelo gabinete de estudos e cálculos, muitos dos seus componentes mecânicos foram testados, desde o início do ano, em condições reais, nomeadamente através de veículos-laboratório rolantes.

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“Nesta primeira saída com uma viatura completa, estamos já muito perto da definição final que será proposta aos clientes. Esses testes realizam-se em terra, num terreno suficientemente variado que permita testar a robustez e iniciar o desenvolvimento das configurações de base”, explica Pierre Budar, Diretor de desenvolvimento de veículos de Competição Cliente. “Há uma ligação direta entre o C3 R5 e C3 WRC. Por exemplo, a gaiola do roll-bar de ambos foi projetada pelo mesmo engenheiro. Algumas soluções são partilhadas, embora adequadas às restrições regulamentares e a uma produção em pequenas séries. Também o motor foi desenvolvido em casa, a partir de uma base decorrente do bloco de série que garantisse o melhor potencial de performance e fiabilidade. Também procurámos trabalhar com os melhores fornecedores, para que, em conjunto, conseguíssemos obter um produto homogéneo, capaz de satisfazer as ambições dos clientes que irão escolher o Citroën C3 R5.”

Após esta primeira sessão de testes, a Citroën Racing irá continuar o desenvolvimento do C3 R5, na terra e em pisos de asfalto, para que se possa rapidamente adaptar aos diferentes perfis dos pilotos a que se destina, tornando-se num produto verdadeiramente polivalente. A sua homologação junto da FIA terá lugar em 2018.

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