Esta página utiliza cookies. Durante a navegação na nossa página, aceita que utilizemos cookies.

Saiba mais sobre cookies
Fechar
Fechar
Fechar
Cxperience Concept Car

A CITROËN NO SALÃO DE PARIS 2016: OUTRA FORMA DE VER O AUTOMÓVEL

No Salão Mundial do Automóvel de Paris deste ano, a Citroën mergulha o visitante num espaço feito à imagem da Marca, luminoso e convivial, com provas concretas ao serviço da sua promessa: « Be Different, Feel Good ». Uma visão moderna do conforto automóvel que se ilustra por uma gama de viaturas inaugurada pelo novo C3, modelo apresentado em estreia mundial, dois concept car inéditos cheios de caráter que escrevem as primeiras linhas de um novo capítulo para a Citroën, e a apresentação de serviços e de tecnologias perfeitamente conetadas com a nossa época.

A Citroën no Mundial de Paris é uma experiência automóvel única, de 360°, com:

- uma gama que, na continuidade do C4 Cactus, ilustra a capacidade da Citroën em trazer um ar de frescura ao coração da oferta generalista, com viaturas de design forte e geradoras de bem estar pelo seu conforto e pela sua tecnologia. Símbolo do novo elã Citroën, o novo C3 é apresentado em estreia mundial lado a lado com as últimas novidades:
    -E-Mehari, SpaceTourer, mas também o Novo C4 Picasso. Modelos que colocam em evidência o conforto, verdadeira assinatura para a Citroën, ilustrada através do programa Citroën Advanced Comfort®;

    - dois novos concept-car expostos em estreia mundial. O primeiro, o CXPERIENCE, agita os códigos do design e do conforto no topo de gama, demonstrando assim a capacidade da Citroën em ser um protagonista internacional presente em todos os segmentos. O segundo, marca o início de uma nova aventura desportiva para a Citroën (informações adicionais no dia 20 de setembro);

    - serviços e tecnologias na moda que facilitam o acesso à mobilidade e simplificam a vida dos automobilistas. Em termos de serviços conectados, destacam-se por exemplo os sistemas embarcados nas viaturas, como o ConnectedCAM CitroënTM no C3, o  Citroën Connect Nav (novo sistema de navegação 3D conectado com o reconhecimento vocal), ou os Citroën Connect Packs  (monitoring, mapping, tracking) que são acrescentados à oferta Citroën Connect Box com Pack SOS & Assistance. Ou ainda os serviços dedicados aos clientes, como o Citroën Advisor e o novo Product Advisor: site de alerta online e interativo sobre os pontos de venda e os produtos Citroën, uma estreia no sector automóvel, ou o Citroën Carstore: site que permite comparar as ofertas de viaturas novas disponíveis em stock no conjunto da rede Citroën e reservar diretamente o modelo da sua escolha. Finalmente, estão presentes igualmente os serviços existentes na aplicação My Citroën que liga o cliente à sua viatura para lhe facilitar o dia-a-dia (lembrança das revisões, assistência, datas de reuniões, etc…) ou novos serviços de mobilidade como o Citroën Rent;

    - um stand que é um verdadeiro espaço de vida com a Maison Citroën, Le petit Citroën, e animações como a Citroën Origins, ou o Photocall Connected Cam CitroënTM. Um espaço incontornável que ilustra de forma concreta a promessa da Marca «Be Different, Feel Good», onde cada visitante poderá viver uma experiência única, e que prefigura os novos conceitos de pontos de venda Citroën.

  1. 01.  AS NOVIDADES EM ESTREIA MUNDIAL

NOVOCITROËN C3 EM ESTREIA MUNDIAL

Novo C3 Salão de Paris

A chegada do novo C3 traz uma lufada de ar fresco na paisagem automóvel. Berlina polivalente longe dos estereótipos, marca as suas diferenças afirmando-se como uma viatura punchy e colorida, dotada de uma personalidade cativante.

  • « Optimistic » pelo seu design audacioso. Desde o primeiro olhar, é a morfologia única do novo C3 que se destaca. O seu bloco dianteiro elevado e carismático, bem como os seus contornos generosos dão-lhe uma postura poderosa e enérgica. A sua volumetria suave, a sua assinatura gráfica e as suas cores tornam-no num modelo trendy e bem na moda. Uma personalidade única reforçada por um forte potencial de personalização.
  • « Human » pelo bem estar que propicia. Com o programa Citroën Advanced Comfort®, que orientou a sua conceção. A bordo, uma perceção real de bem-estar é visível graças aos assentos, visualmente e fisicamente confortáveis, ao tejadilho em vidro panorâmico que inunda de luz o habitáculo, aos espaços de arrumação astuciosos ou ainda ao espaço generoso e acolhedor. O novo C3 oferece aos seus ocupantes um efeito de “casulo” que filtra o mundo exterior e os isola da estrada.
  • « Smart » com tecnologias bem atuais. Em estreia mundial, a Citroën propõe a ConnectedCAM Citroën™. Uma câmara HD grande ângulo, conectada, perfeitamente integrada, e que permite capturar em imagens ou em vídeo instantes de vida e partilhá-los de seguida nas redes sociais, ou guardá-los para si. O novo C3 propõe igualmente um conjunto de equipamentos que facilitam a vida ao condutor: a navegação conectada 3D com reconhecimento vocal, a câmara de marcha-atrás, o alerta de transposição involuntária de faixa e a vigilância de ângulo morto. A eficiência do novo C3 encontra-se também na sua gama de motorizações performantes e eficientes: a gasolina PureTech, Diesel BlueHDi, e caixa de velocidades automática de última geração EAT6.

 

CXPERIENCE CONCEPT: A EXPERIÊNCIA FORA DO COMUM DO CONFORTO E DO DESIGN CITROËN

Cxperience Concept Car

Berlina bicorpo com 4,85 m de comprimento, o CXPERIENCE CONCEPT ilustra a vontade da Citroën de se exprimir num território topo de gama ao introduzir neste segmento a sua promessa « Be Different, Feel Good ». Uma silhueta internacional, que reflete uma nova etapa e uma nova ofensiva na estratégia da Marca.

  • Um design audacioso e fora do comum

O concept car CXPERIENCE distingue-se pela sua silhueta bicorpo e pelas suas portas de abertura oposta, que oferecem uma vista inexpugnável para um habitáculo ao mesmo tempo espaçoso e topo de gama, sugerindo instantaneamente bem-estar a bordo. Ostenta uma identidade única e tecnológica, ao reinterpretar nomeadamente a assinatura luminosa de duplo andar na frente e o óculo traseiro de forma côncava. Para ganhar em eficiência, o pára-choques dianteiro recebe entradas de ar pilotadas e flaps móveis. A bordo, a verdadeira encenação do conforto traduz-se como um convite a viajar. Carateriza-se por uma atmosfera interior em amarelo, sinónimo de otimismo e de frescura.

  • O programa Citroën Advanced Comfort® destacado numa silhueta topo de gama

Com o programa Citroën Advanced Comfort®, que orientou a conceção do CXPERIENCE CONCEPT, a Citroën revisita os códigos do conforto introduzindo-lhe ao mesmo tempo a sua visão moderna e todo o seu savoir-faire. Pensado como um autêntico casulo, o concept filtra as solicitações da estrada com um módulo evoluído das suspensões hidráulicas progressivas. O seu habitáculo oferece assentos generosos e envolventes, volumes generosos e espaços de arrumação astuciosos, e ambiente inundado de luz. Em paralelo, a inteligência tecnológica favorece a interação e fluidez de utilização da viatura e dos seus equipamentos. O interface homem-máquina intuitivo beneficia todos e sublinha a vontade da Marca de dar uma atenção muito particular aos passageiros (ecrã central de 19’’, aplicação Share With U, ConnectedCAM Citroën™, espacialização do som).

  • Uma solução híbrida a gasolina recarregável para um prazer de condução sem limites

O CXPERIENCE CONCEPT convida a viver uma nova experiência de condução e permite viajar dos centros urbanos aos espaços mais isolados, sem restrições, beneficiando de prestações dinâmicas excecionais graças aos seu motor a gasolina desenvolvendo entre 150 e 200 cv e à energia suplementar garantida pelo seu motor elétrico (até 80 kW), para oferecer reais performances ao volante do concept car e uma potência acumulada até 300 cv, contribuindo sempre para o respeito ambiental. O CXPERIENCE CONCEPT pode usufruir em utilização urbana e num modo 100% elétrico (ZEV -Zero Emission Vehicle) de uma autonomia de 60 km e dispõe de uma bateria de 13 kWh com capacidade de recarga de somente algumas horas (4h30 ou em menos de 2h30).

  1. 02.  AS ATUALIDADES RECENTES

NOVO C4 PICASSO

C4 Picasso Salão de Paris

Lançada em 2013, a segunda geração do Citroën C4 Picasso é um verdadeiro sucesso com perto de 390 000 clientes seduzidos pelos seus notáveis design e conforto. O renovado C4 Picasso ultrapassa hoje uma nova etapa e reivindica ainda mais dinamismo e distinção. Marca a diferença pelo seu design forte e expressivo, com linhas dinâmicas e uma assinatura luminosa única na frente e na traseira. Um estilo realçado por proporções inéditas que aliam compacidade a uma habitabilidade e a um volume de porta-bagagens de referência. O habitáculo é tratado num espírito de um loft e propõe uma ambiência apurada, luminosa e materiais que contribuem para a perceção de qualidade e de bem estar. Um sentimento reforçado pelo equilíbrio dinâmico do C4 Picasso que, graças ao aperfeiçoamento da plataforma EMP2, associa um comportamento em estrada irrepreensível e um conforto Citroën para todos os ocupantes.

A nova geração Citroën C4 Picasso capitaliza nos seus pontos fortes e oferece a melhor síntese em termos de monovolume com :

  • um design atrativo, de linhas fluidas e modernas, que reforça o seu caráter e o seu dinamismo com uma nova face dianteira comum às duas silhuetas, novos faróis traseiros com efeito 3D de série, novas jantes em liga leve de 17’’, umas oferta de tejadilho bi-tom, uma pintura das barras de tejadilho Silver no Grand C4 Picasso, e que é acompanhado pela chegada de três novas cores de carroçaria à gama;
    • bem-estar para todos pela sua habitabilidade, a sua modularidade e as suas qualidades dinâmicas, reforçadas por:

- uma escolha entre 4 novas atmosferas interiores personalizáveis para conseguir um habitáculo à imagem e adaptado ao estilo de vida de cada um;

- tecnologias que facilitam a vida com a nova navegação conectada 3D Citroën Connect Nav associada a um novo tablet tátil de 7’’ e a novos serviços conectados. E para tornar mais fluido o quotidiano, o Porta-Bagagens Mãos Livres que permite abrir a bagageira com um simples movimento do pé;

- tecnologias para simplificar a condução e ao serviço da segurança como o Reconhecimento de Sinais de Velocidade e de Aviso, o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop, o Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa, o Active Safety Brake ou o Alerta de Atenção ao Condutor;

- uma nova motorização, com a introdução da versão PureTech 130 S&S EAT6 que vem enriquecer uma larga gama de motorizações Euro6 PureTech e BlueHDi que associam performances e consumos reduzidos.

ESTREIA FRANCESA DO CITROËN SPACETOURER

Precursor em matéria de monovolumes e ludospaces, a Citroën possui um verdadeiro savoir-faire no desenvolvimento de viaturas polivalentes e espaçosas, a bordo das quais apetece viver. Com o SpaceTourer, a Marca completa a sua oferta e testemunha a sua capacidade de subir a gama no segmento dos furgões. Moderno e pleno de caráter, o Citroën SpaceTourer traz, com as suas 3 silhuetas e as suas diferentes possibilidades de disposição interior, uma nova resposta às necessidades das famílias ou de amigos, mas também dos profissionais.

O Citroën SpaceTourer é:

  • um design de linhas fluidas para uma presença plena de serenidade. O estilo do SpaceTourer é ao mesmo tempo enérgico e tranquilizador, com a sua frente elevada que lhe permite dominar a estrada e lhe dá todo o seu caráter;
  • uma arquitetura eficiente ao serviço da habitabidade, da praticidade e adaptado a todas as utilizações. A sua plataforma modular saída da EMP2 oferece mais espaço a bordo, maior volume de carga e maneabilidade. Disponível em 3 comprimentos à escolha, entre eles uma versão inédita no mercado com 4,60 m podendo acolher até 9 pessoas, é o companheiro ideal do quotidiano, seja no campo ou na cidade. Com a sua altura de 1,90 m, pode aceder facilmente aos estacionamentos. Muito funcional, dispõe de portas laterais deslizantes mãos livres, um óculo traseiro com abertura e numerosos espaços de arrumação;
  • um conforto ao serviço do bem estar do corpo e do espírito, com um interior acolhedor, uma posição de condução elevada, assentos deslizantes e móveis em função das necessidades, bem como um tejadilho em vidro. Um bem-estar reforçado por um tratamento acústico de alto nível associado a um conforto de rolamento ótimo;
  • tecnologias que facilitam a vida como o head-up display e a navegação conectada 3D com o Citroën Connect Nav, mas também tecnologias ao serviço da segurança, com, entre outras, as funções: Coffee Break Alert que convida a fazer uma pausa após 2h de condução ininterrupta, Alerta de Atenção do Condutor que permite detetar quebras de atenção do condutor, e o Alerta para o Risco de Colisão. Um conjunto de tecnologias e de prestações que permitiram ao SpaceTourer obter o número máximo de 5 estrelas no protocolo EuroNCAP ;
  • motorizações Diesel de última geração da família BlueHDi até 180cv e 400Nm, para níveis de consumo e de emissões de CO2 Best in Class no segmento (BlueHDi 115 S&S BVM6: 5,1l/100 km et 133 g de CO2) e custos de utilização controlados.

CITROËN E-MEHARI, «O ELECTRÃO LIVRE»

 e-mehari Salão de Paris

Verdadeiro electrão livre na paisagem automóvel, ligado à história da Marca e decididamente voltado para o futuro, o Citroën E-MEHARI é um piscar de olhos divertido ao seu antepassado, o mítico Méhari de 1968, mas igualmente muito mais que isso: um cabriolet de 4 lugares otimista, 100% elétrico, com um estilo moderno e fun. Nesta nova etapa da parceria com o Grupo Bolloré, a Citroën confirma a sua vontade de propor viaturas diferentes, plenas de frescura e de otimismo.

Moderno, descomplexado, ousado, o Citroën E-MEHARI é uma viatura colorida, plena de impertinência, completamente no espírito Citroën. O Citroën E-MEHARI é um it car, que beneficia de um estilo fresco e pleno de expressividade e que saberá seduzir as pessoas à procura da diferença, do otimismo, atentas às tendências e ao ambiente.

O Citroën E-MEHARI traduz-se em:

  • uma personalidade única: oferece uma frente sorridente, retomando os códigos estilísticos da Citroën, bem como numerosas possibilidades de personalização com 4 cores de carroçaria (Azul, Laranja, Amarelo e Beige), 2 cores de capota e 2 cores dos bancos;
  • um aspeto lúdico e prático: fiel ao estado de espírito da versão original, amigo dos lazeres, o Citroën E-MEHARI demarca-se pelos seus 3,81 metros de comprimento, a sua capota em tela amovível, o seu chassis sobrelevado e a sua carroçaria alveolar termoformada, um material plástico que não sofre de corrosão e capaz de resistir aos pequenos choques do quotidiano. Além disso, lava-se por inteiro, interior e exterior, com um simples jato de água;
  • uma experiência de condução livre graças à sua tecnologia 100% elétrica. As suas baterias LMP® (Lithium Métal Polymère) concebidas pelos peritos franceses do Grupo Bolloré são protegidas e insensíveis às variações climatéricas. Permitem rolar a uma velocidade de ponta de 110 km/h e beneficiar de uma autonomia de 200 quilómetros em ciclo urbano. Recarregam-se totalmente em 8 horas numa tomada de 16A ou em 13 horas nas tomadas domésticas de 10A.
  1. 03.  A GAMA: UM CONVITE A VIAJAR


Estarão também expostos no stand da Citroën em Paris, os modelos de referência da gama como o Citroën C1 em versão descapotável Airscape com a sua nova cor Jelly Red, a série especial Citroën C4 CACTUS Rip Curl, mas também os incontornáveis Berlingo XTR, C3 Picasso e C5 XTR. Uma gama rica e completa que solidifica o lugar da Citroën no coração dos construtores generalistas.

O PROGRAMA « CITROËN ADVANCED COMFORT® »

Dominador comum da atual gama Citroën e de todos os modelos do futuro, o conforto é uma prioridade para a Marca. Seguindo a evolução das expetativas e das utilizações dos clientes, a definição do conforto mudou profundamente e integra hoje critérios tão diversos como a luminosidade, ergonomia ou a conectividade. É portanto para abordar da melhor forma o conforto na sua dimensão global que a Citroën lançou o programa «Citroën Advanced Comfort®». Está presente em todos os níveis e permite à Citroën caracterizar todas as suas definições de conforto durante o desenvolvimento dos seus modelos. Faz eco à promessa da Marca: «Be different, feel good» que consiste em encontrar soluções inovadoras para o bem-estar do condutor e dos passageiros. Mais confortáveis, os Citroën devem também ostentar um conforto caraterístico da Marca, diferente de tudo o que existe no mercado.

O programa «Citroën Advanced Comfort®» persegue quatro objetivos:

  • o conforto de rolamento, colocando os ocupantes ao abrigo das perturbações exteriores, quer no plano da afinação das suspensões, como no do nível sonoro.
  • o conforto de viver, facilitando a vida a bordo graças a volumes generosos, espaços de arrumação práticos e um espaço astucioso;
  • o conforto de utilização, tornando mais fluida a utilização da viatura e dos seus equipamentos graças a uma tecnologia intuitiva, a assistências úteis do quotidiano e uma continuidade numérica entre os ocupantes e a viatura;
  • o conforto do espírito, garantindo uma tranquillidade de espírito ao ajudar o condutor na sua condução, organizando as informações para apenas exibir as realmente úteis e gerindo um ambiente interior relaxante.

Com este programa, a Citroën reafirma mais que nunca a sua legitimidade e o seu savoir-faire no domínio do conforto, ao propor um conjunto de inovações ao serviço do bem estar dos ocupantes e oferecendo uma assinatura de marca, única no mercado. Último exemplo nesta matéria, o demonstrador «Citroën Advanced Comfort® Lab’» reune três inovações que fazem evoluir de uma forma significativa a qualidade de filtragem dos defeitos da estrada: suspensões de batentes hidráulicos progressivos, colagem estrutural da carroçaria e assentos inovadores.

 MOTORIZAÇÕES EFICIENTES DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A gama Citroën destaca-se também pelos seus motores e caixas de velocidades de última geração. Com os seus motores Diesel BlueHDi e Gasolina PureTech, a Citroën está em condições de propor veículos eficientes em todos os segmentos, para responder aos desejos de todos, respeitando sempre o meio ambiente.

A Gasolina: as motorizações de 3 cilindros PureTech performantes reconhecidas pela sua disponibilidade e baixas emissões/consumos, entre eles o 3 cilindros Turbo eleito Motor do Ano 2015;

No domínio Diesel: a tecnologia BlueHDi: tal como nos FAP, o Grupo PSA está um passo à frente. Com mais de 100 brevets, o nosso sistema de pós-tratamento «BlueHDi» composto pelo Selective Catalytic Reduction (SCR) posicionado à frente do FAP, permite eliminar até 90% dos óxidos de azoto (NOx) emitidos pelos motores diesel. Hoje é reconhecido pelo conjunto dos profissionais e dos observadores como sendo o dispositivo mais performante no tratamento dos NOx.

A Citroën propõe igualmente uma nova caixa de velocidades EAT6 oferecendo aos condutores agradabilidade de condução e consumos reduzidos. A caixa EAT6 associada à tecnologia Stop&Start permite à Nova Gama Citroën C4 PureTech 130 S&S EAT6 de exibir consumos mistos de 4,8 l/100km para 110 g/km de CO2 (segundo o país). Esta caixa está igualmente disponível no Citroën C4 Picasso, Grand C4 Picasso, C5 e C5 Tourer.

A fim de oferecer uma melhor informação aos seus clientes, o Grupo PSA propõe o acesso a uma medida independente e certificada dos consumos em utilização real. Está ligada à Organização Não Governamental Transport & Environment* e à federação France Nature Environnement**. Juntas, definiram um protocolo de medidas dos consumos em situação real, validado pelo gabinete de certificação Bureau Veritas***. Este protocolo prevê medições dos consumos reais dos veículos em circulação, num percurso de 92,3 km associando cidade, estrada e auto-estrada. Os veículos medidos circulam em estradas abertas nas condições habituais de tráfego, transportando passageiros e bagagens. A climatização e a chauffage são também solicitadas. As estradas apresentam níveis representativos das condições de utilização.****

Veículos Citroën                                                              Protocolo de T&E

C1 PureTech 82 BVM Feel, pneu 15'' STD                                             6,1 l/100 km
C3 PureTech 82 BVM Exclusive, pneu 16'' TBRR                                  6,3 l/100 km
C3 Picasso BlueHDi 100 CVM Confort, pneu 16'' TBRR                        5,7 l/100 km
C3 BlueHDi 75 S&S CVM, pneu 15'' UBRR                                            4,9 l/100 km
C4 Cactus BlueHDi 100 CVM Shine, pneu 16'' TBRR                            5,1 l/100 km
C4 Cactus PureTech 110 S&S CVM Shine, pneu 16'' TBRR                  6,1 l/100 km
C4 BlueHDi 100 CVM Feel, pneu 16'' TBRR                                          5,1 l/100 km
C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT6 Feel, pneu 17'' TBRR                    6,5 l/100 km
Grand C4 Picasso BlueHDi 120 S&S CVM6, pneu 16'' UBRR                5,7 l/100 km
Grand C4 Picasso PureTech 130 S&S CVM6 Feel, pneu 17'' TBRR      7,4 l/100 km
Berlingo BlueHDi 100 CVM, pneu 15'' TBRR                                           6,1 l/100 km

Top