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Demonstradores do Grupo PSA já percorreram 60 000 km em modo autónomo por estradas da Europa

Quatro unidades de demonstração do Citroën C4 Picasso, equipadas com funções autónomas, já percorreram 60.000 km em modo autónomo «hands off»* (sob a supervisão de um condutor) em vias rápidas europeias desde o arranque dos testes, em meados de 2015.

Trabalhar os diferentes aspetos da fiabilidade dos sistemas e detetar situações potencialmente perigosas, relacionadas com as infraestruturas e os utilizadores das estradas, são objectivos prioritários desses testes.

As diferentes situações permitiram fazer evoluir os algoritmos de condução e de inteligência embarcada por forma a garantir-se o adequado comportamento dos veículos autónomos do Grupo. O sistema de condução autónoma atingiu, assim, um elevado nível de fiabilidade em face de todas as situações.

Em paralelo, o Grupo PSA aprofundou os seus trabalhos em matéria de segurança de funcionamento com os institutos de pesquisa System-X e VEDECOM. Também trabalha em colaboração com o CTAG (Centro Tecnológico do Automóvel da Galiza), em Espanha, na validação das interações entre o condutor e o veículo autónomo.

No total, foram avaliados 10 veículos autónomos desenvolvidos pelo Grupo, em testes internos ou pelos seus diferentes parceiros. Estão em curso novos pedidos de autorização para ampliar os testes em estrada aberta e assegurar que o veículo reage adequadamente em todos os casos com que se depara.

Em paralelo, o Grupo PSA irá envolver-se nas próximas semanas em novas experiências, com drivers não especializados na condução em modo «Eyes off»* (sem a supervisão do condutor) sob o olhar atento dos engenheiros destes testes, com o objetivo de avaliar a segurança em condições reais.

A partir de 2018, o Grupo PSA irá disponibilizar recursos de condução automatizados - sob a supervisão do condutor – e, a partir de 2020, as funções de condução autónoma já permitirão ao condutor delegar por completo a condução ao veículo.

(*) Os graus de automatização de um veículo autónomo classificam-se em 5 níveis:«hands on», «hands off», «eyes off», «mind off», et «driverless».

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