TECNOLOGIAS
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CITROËN - TECNOLOGIAS

SEGURANÇA

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CONTROLO INTELIGENTE DE TRAJECTÓRIA

Um sistema de optimização de motricidade permite um melhoramento das prestações de anti-patinagem em pisos com neve ou de fraca aderência. Em virtude da análise em tempo real da acção do condutor (aceleração e posição do volante) e das condições exteriores (inclinação, aderência e profundidade da neve), o Controlo de Trajectória Inteligente permite a progressão óptima do veículo actuando junto do motor e dos travões. Em pisos com neve, o Controlo de Trajectória Inteligente facilita o arranque do veículo. Ele vai permitir, em função da profundidade da neve, uma patinagem diferenciada das rodas para obter a melhor motricidade. Estas acções de patinagem e regulação são efectuadas em alternância de uma roda e outra no período de segundos. Em pisos molhados, o Controlo de Trajectória Inteligente melhora igualmente a motricidade. Ele distribui o binário do motor entre as rodas motrizes em função da aceleração lateral e da detecção de sobreviragem. O princípio consiste em limitar a rotação da roda exterior e da sua capacidade de aderência.

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AFIXAÇÂO DE INFORMAÇÂO NO VIDRO DIANTEIRO

Uma tecnologia de ponta que surgiu com os aviões de combate (caças) e que transmite numa projecção visual as informações relativas à condução. Este sistema projecta no pára-brisas as informações relativas à condução (velocidade, navegação,…) dentro do campo visual do condutor. A imagem virtual é produzida por um dispositivo colocado no painel de bordo. Esta tecnologia evita uma dispersão da atenção visual e acrescenta uma contribuição notável de segurança graças a uma leitura directa e uma assimilação rápida de informações. O ganho mede-se em 0.5 segundos se tivermos em consideração os tempos olhar par baixo e recupera a vista da estrada.

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CAPOT ACTIVO

Um dispositivo de segurança passiva para a protecção dos peões em caso de choque frontal. O sistena Capot Activo permite uma elevação automática do capot em caso de choque com peões. Graças um dispositivo (alocado no pára-choques frontal) que detecta o choque e a um mecanismo pirotécnico, o capot eleva-se 65 mm em apenas 40ms e mantêm-se nesta altura durante o impacto do choque. Assim, o peão que entra em contacto com o pára-choques do veículo não colide com as partes duras e contundentes que estão por debaixo do capot. O peão cai sobre o capot, que absorve o choque, agindo como um amortecedor. O risco de lesão é reduzido porque a cabeça e os ombros dos peões não contactam com o motor.

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AFIL

Uma ajuda para evitar a diminuição de concentração ou alguma pequena distracção ao volante. O AFIL (Alerta de transposição involuntária de linha) utiliza as informações decorrentes da leitura contínua por sensores infravermelhos virados para o chão para detectar a passagem da linha de marcação de piso contínua ou descontínua. Quando o veículo ultrapassa uma linha de marcação (a partir de 80 km/h) e o indicador de mudança de direcção não estiver accionado, um calculador recebe a informação e acciona um vibrador no banco do condutor, do lado correspondente à transposição. O condutor alertado pelo vibrador da esquerda ou da direita pode então corrigir a trajectória. Este sistema accionável/desaccionável através de um comando situado no painel de bordo, intervém sem incomodar os passageiros e deixa ao condutor o controlo total das suas manobras. Esta inovação constitui um avanço notável em termos de segurança e encontra-se nomeadamente inscrita no âmbito das soluções desenvolvidas para evitar as distracções ou as perdas de concentração passageiras do condutor.

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FARÓIS DIRECCIONAIS XÉNON

Um dispositivo que reforça a segurança melhora a visibilidade e diminui a fadiga visual. Os faróis direccionais bi-xénon, regulados por um sistema de controlo electrónico, garantem uma iluminação excelente em curva. Efectivamente, logo que o condutor entra numa curva, os sensores analisam a viragem das rodas através da posição do volante. Este sistema Para iluminar a faixa de rodagem de forma ideal, os faróis podem rodar na horizontal num ângulo de cerca de 15° (8° para o farol exterior à curva e até 15° para o farol interior à curva). Ao iluminar as zonas mais escuras, estes faróis inteligentes melhoram incontestavelmente a visibilidade à noite ou em más condições atmosféricas e permitem visualizar o perfil da estrada, localizar os outros utentes e eventuais obstáculos — um aspecto importante no âmbito da segurança. Resumindo, o farol direccional incorpora um módulo elíptico bi-xénon, activo em posição “cruzamento” e em posição “estrada”, enquanto um farol de “grande alcance” em halogéneo de superfície complexa complementa a função “estrada”. Esta conjugação garante uma visibilidade ao mais alto nível. Os faróis direccionais bi-xénon garantem uma iluminação excelente em curva contribuem para uma melhoria significativa da segurança, em particular por sabermos que a uma velocidade de 110 km / h, cada segundo corresponde a uma distância equivalente a mais de 30 mts.

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VOLANTE COM COMANDOS CENTRAIS FIXOS

Um volante com uma zona central fixa para maior percepção da condução e maior segurança. O volante de comandos centrais fixos tem particularidade de ter o centro fixo: o centro do volante não gira com o aro. As principais funções de conforto e de ajuda à condução são agrupados no centro para o benefício da ergonomia e facilidade de uso, promovendo assim o prazer de condução e segurança. Este dispositivo oferece muitas vantagens, especialmente em termos de segurança, uma vez que agora é possível aceder aos controles sem tirar as mãos do volante. A parte central do volante é fixa, mas também é possível integrar um airbag que é optimizado de forma a proporcionar uma melhor protecção do condutor.

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DETECÇÂO DE SUB-PRESSÃO NO PNEU

Um sistema que monitoriza continuamente o ar dos pneus e permite-lhe saber se a pressão é insuficiente. Este sistema mede a pressão de cada uma das quatro rodas através de sensores (localizados em cada pneu), que transmitem informações para um computador central. Quando a pressão de um dos pneus baixar a um nível predefinido, o condutor é avisado imediatamente por uma informação visual no ecrã multifunções, bem como por um aviso sonoro (em caso de um furo, estes avisos são complementados pela iluminação do indicador “Stop”). Este sistema permite ainda detectar uma eventual perda de pressão que poderia prejudicar a estabilidade do veículo e a segurança dos ocupantes. Além da segurança, o controlo permanente e as correcções da pressão proporcionam uma diminuição dos ruídos de rolamento, do consumo e do desgaste dos pneus.

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ESP

Um dispositivo que assegura um óptimo controlo do veículo nas situações mais difíceis. O ESP (Electronic Stability Program) estabiliza a trajectória do veículo em caso de perda de aderência em curva, através da gestão dos valores de travagem de uma ou mais rodas. A perda de aderência é detectada por sensores localizados ao nível das rodas do veículo e da direcção. Estes sensores analisam e verificam (várias vezes por segundo), se a trajectória actual seguida pelo veículo é o que você deseja. O ESP está acoplado a um sistema de anti-patinagem de rodas (ASR), que reduz imediatamente a potência excedente das rodas motoras no caso de patinagem.

CONFORTO

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CMP6

A caixa de velocidades proporciona melhores desempenhos, graças a uma maior rapidez e fluidez de mudança de velocidades, até hoje inigualável. A caixa manual pilotada de 6 velocidades dá-lhe um prazer de condução sem precedentes através de diferentes modos de passagem de velocidade (manípulos de mudança de velocidade sob o volante, alavanca velocidades com modo sequencial ou modo automático) e a supressão do pedal de embraiagem. Com um sistema de comando electro-hidráulico, o tempo de resposta diminui e o comando é melhor controlado, permitindo mais fluidez e rapidez nas mudanças de velocidade. Este adaptasse constantemente ao seu comportamento e melhora a sua experiência de condução com o modo Sport para velocidades de transição mais rápidas. A CMP6 garante uma redução no consumo (até 5%) em comparação com uma caixa de velocidades manual. A presença de uma 6ªvelocidade reforça a sua natureza económica.

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HYDRACTIVE III+

Uma suspensão que resolve o dilema entre o conforto e o comportamento estradista ao adaptar-se a diferentes contextos de condução. A suspensão Hydractive III + usa amortecedores para travar os movimentos de caixa e dos actuadores que transmitem as forças de suspensão para as esferas no nitrogénio funcionam como molas. A suspensão compreende vários estados de rigidez e de amortecimento para obter uma óptima adaptação às solicitações do piso. Os sensores do veículo (a aceleração estabelecida ou o binário motor, a travagem, o ângulo e a velocidade do volante, e o movimento da caixa ...) permitem regular em tempo real as transições entre os estados suave e firme. Também está disponível um modo Sport. Que permite seleccionar voluntariamente um comportamento mais dinâmico, enfatizando o comportamento da Caixa sobre o conforto do veículo. A suspensão Hydractive III + permite uma "auto-adaptabilidade" em tempo real da altura do veículo em função das condições da estrada e da velocidade. Assim, a distância ao solo é constante, independentemente da carga do veículo, com descida automática em auto-estrada para valorizar a aerodinâmica.

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SUSPENSÃO PNEUMÁTICA

Uma suspensão pneumática no eixo traseiro para maior conforto e maior segurança. O sistema de suspensão inclui um computador, uma unidade de suprimento de ar, dois sensores de altura e duas almofadas pneumáticas. Os sensores de altura de medem a distância do veículo ao solo E se registam uma alteração desta distância, indicam-no ao computador que envia uma ordem para o compressor que indicia a correcção da situação e recoloca o veículo com a altura de condução adequada. A suspensão pneumática oferece conforto adicional, ao melhorar a resposta da suspensão na optimização da filtragem das irregularidades da estrada. A suspensão mantém uma condução segura qualquer que seja a carga. O conforto, percepção de condução e a segurança são optimizados.

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SISTEMA DE MEDIÇÃO DE ESPAÇO DISPONÍVEL

Assistência durante as manobras de estacionamento. Graças a sensores localizados no pára-choques dianteiro, o sistema de medição de espaço disponível informa o condutor se o tamanho do espaço disponível é compatível com o seu modelo do seu veículo. Você também pode precisar o nível de dificuldade da manobra a efectuar. O condutor deve avançar ao longo da linha de veículos estacionados, a uma velocidade inferior a 20 km/h. A medição termina assim que a frente do veículo ultrapassa o eventual lugar de estacionamento (os espaços com menos de 4m ou mais de 7m não serão considerados). Uma mensagem acompanhada por um bip sonoro será afixada no ecrã multi-funções para informar o condutor do resultado: estacionamento possível, difícil ou não aconselhado.

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AJUDA NO ARRANQUE EM PLANO INCLINADO

Uma ajuda para facilitar o arranque em pisos com declive acentuado. A ajuda no arranque em declive evita um movimento indesejado do veículo, quando o pedal de travão é libertado. O sistema é activado para declives superiores a 3%, imobilizando o veículo durante cerca de dois segundos. Desta forma, pode passar com calma do pedal de travão para o pedal do acelerador. A ajuda no arranque em declive contribui inegavelmente para uma condução livre de stress, dado que você deixa de ter dosear com tanta rapidez o seu esforço nos pedais da embraiagem e / ou acelerador.

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TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ELÉCTRICO

Um equipamento para aumentar o conforto e a segurança. O travão de estacionamento eléctrico automático activa-se automaticamente com o desligar do motor e solta-se automaticamente quando começa a acelerar após ligar o motor. Ele ajusta automaticamente a força de aperto necessária para a imobilização do veículo. Se necessário, pode parar seu veículo ao pressionar o comando até ao fim, como por exemplo durante uma paragem em inclinação sem ter que desligar o motor. A destravagem é feita da mesma maneira. Além de suas qualidades de segurança e automação, o sistema de travão de estacionamento eléctrico pode dispensar a tradicional alavanca de travão de estacionamento manual, mais ergonómico e compacto.

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VIDROS FOLHEADOS

Equipamento com várias utilidades. O vidro folheado é composto por duas folhas de vidro entre os quais está inserida uma folha de plástico com excelentes propriedades acústicas. Esta montagem absorve a vibração e os ruídos e contribui para a filtragem de ruído aerodinâmico ou dos ruído exteriores para o máximo conforto dos ocupantes. Além disso, protege igualmente dos perigos externos. Ao contrário dos vidros tradicionais que se desfazem em milhares de peças após o impacto, o vidro folheado absorve a energia libertada durante o impacto e produz as rachaduras mas se sem quebrar.

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TELEMÁTICA

NaviDrive 3D e MyWay : duas ofertas completas e tecnológicas NaviDrive 3D é um sistema de telemática de última geração com múltiplas funcionalidades. Apresenta um grande ecrã a cores 16 / 9, o que revela uma cartografia 3D, com elevação de edifícios, de monumentos e do relevo. Ele centraliza o telefone GSM, os serviços de multimédia (rádio, leitor de CDs, MP3 e DVD), a navegação GPS e tem uma função Jukebox que pode armazenar até 10GB. Também apresenta o acesso ao Citroën Assistance, ao Citroën On Line e Citroën Urgence. MyWay é um dispositivo de rádio e em perspectiva de navegação no grande ecrã a cores 16 / 9 a preços particularmente atraentes. Inclui um leitor de CDs (suporta MP3 e WMA), uma entrada auxiliar para conexão de leitores de música pessoais e um kit mãos-livres Bluetooth para áudio.

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PARA-BRISAS PANORÂMICO

Visiospace ou visiodrive : uma visibilidade excepcional sobre todos os ângulos. Apresentado pela primeira vez com o Grand C4 Picasso, o pára-brisas panorâmico proporciona novas sensações de condução. Oferece um campo de visão periférica excepcional (até mais 80 ° para cima) e dá uma sensação de visão em alta definição. A imersão é total. Além de promover a visibilidade para todos os passageiros, o pára-brisas panorâmico participa plenamente na entrada de luz no habitáculo e aumenta a sensação de espaço e abertura para o exterior. A berlina Novo C3, apresenta o maior pára-brisas e o menor tejadilho mercado proporcionado assim sensações automóveis inéditas! Tudo para garantir maior visibilidade e mais luminosidade, em maior segurança e com mais prazer. É o equilíbrio da luminoterapia.

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PERFUMADOR DE AMBIENTE

Um perfumador de ambiente para uma maior serenidade a bordo. Perfeitamente integrada no design do painel de bordo, o perfumado de ambiente assegura uma difusão homogénea de uma fragrância subtil e agradável no habitáculo. É controlado através de um botão que pode finamente regular a intensidade do de ar perfumado difundido ou de desligar o sistema. Fragrâncias diferentes para sua escolha, permitem encontrar a que mais corresponde ao seu estilo.

AMBIENTE

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TECNOLOGIA HDI

Uma tecnologia de ponta para reduzir as emissões de CO2 e consumo de combustível. Os motores diesel Citroën HDi (High pressure Diesel Injection) usam a tecnologia common rail (ou rampa de comum) uma rampa de injecção comum, alimenta 4 injectores sob alta pressão (até 2000 bars). Este dispositivo, inteiramente electrónico permite um controlo óptimo da dosagem da mistura combustível/ar, quaisquer que sejam as condições de utilização. Consequência: o consumo de combustível e as emissões de CO2 são reduzidas de forma significativa. A precisão do sistema de injecção Common Rail de última geração também é caracterizado pela sua melhoria de desempenho. Fiabilidade, flexibilidade e reserva de binário nos regimes mais baixos do motor, conforto acústico, baixo consumo e emissões reduzidas: estas são as qualidades reconhecidas que distinguem os motores diesel HDi.

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FILTRO DE PARTÍCULAS

Um elemento do filtragem que reduz o número de partículas poluentes no gases de escape (combustão). O princípio da FAP consiste, na utilização de elementos porosos de carbeto de silício, para reter partículas poluentes na passagem dos gases de escape (da combustão) e, em seguida, periodicamente, queimá-las e eliminá-las. O sistema de regeneração do filtro é controlado por um computador que assegura o auto diagnóstico do sistema O FAP completa as vantagens da tecnologia HDi em matéria de protecção do meio ambiente: os veículos equipados com motor diesel HDi com FAP têm um nível de emissões de partículas mais próximo de zero.

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DOWNSIZING GASOLINA

Uma solução para diminuir o consumo e as emissões de CO2 sem sacrificar as prestações. O princípio do "downsizing" consiste em reduzir a cilindrada de um motor, aumentando a potência específica a fim de reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de C02. A injecção directa e turbo: pedra angular desta tecnologia. A injecção directa permite uma pulverização uniforme e precisa da mistura ar-combustível na câmara de combustão, em benefício do rendimento do motor. O turbo permite-lhe apresentar uma curva de potência mais linear, sem falhas na aceleração. O THP 150 (no C4 e DS3 por exemplo) é uma síntese notável desta tecnologia. Ele oferece alta performance e uns contidos consumos de combustível / emissões de C02. Um máximo de prazer de condução, sempre em respeito pelo meio ambiente.

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BIOCOMBUSTÍVEIS

São combustíveis alternativos para reduzir as emissões de CO2 e as emissões poluentes. Os motores Citroën estão preparados para funcionar com biocombustíveis: biodiesel para os motores diesel HDi e bioetanol para motores a gasolina. Estes biocombustíveis contribuem par o controle do aquecimento global, reduzindo a taxa de emissão de CO2. O biodiesel é uma mistura de diesel e óleo vegetal. A sua utilização (B30 biodiesel) reduz as emissões de CO2 em 18% as emissões de partículas e em 22%. O bioetanol é, por sua vez uma mistura de gasolina e etanol. A Citroën desenvolve motores a gasolina capazes de utilizar este combustível um máximo de 10% de etanol (combustível E10). O seu uso reduz as emissões de CO2 (do poço à roda) de cerca de 6%.

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PNEUS ENERGY SAVER

Uma tecnologia mais perto da estrada. O princípio dos pneus TBRR (Muito baixa resistência ao rolamento), como o Michelin Energy Saver no C4, consiste em optimizar a resistência ao rolamento e, consequentemente, reduzir a quantidade de energia necessária para a progressão do veículo. A implementação desta tecnologia pode economizar, dependendo do veículo, acima de 0,2 litros de combustível por 100 km em ciclo combinado, uma redução de cerca de 4 gramas de CO2 por km. Isso corresponde a cerca de uma tonelada de CO2 não libertado para a atmosfera durante a vida útil de um veículo.

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